Transporte para o futuro, por Thiago Gusso

Transporte para o futuro

Tem sido polêmico o debate sobre o transporte universitário gratuito em Itapoá. O tema não é uma unanimidade entre os munícipes e as discussões acerca do assunto têm se intensificado cada vez mais. Enquanto isso, o primeiro semestre de 2017 se vai sem que os estudantes tenham tido a oportunidade de usufruir do serviço que era ofertado há mais de duas décadas pelo Município. Se, de um lado, o Prefeito aparece em vídeos, manifestando total apoio à causa; do outro, os universitários afetados reclamam da Prefeitura ter cancelado a licitação, levando em consideração que outros municípios ofertam esse serviço sem maiores problemas. É bem verdade que a recomendação do Ministério Público sobre o tema foi de suspender o processo até nova recomendação, porém o a revogação do processo licitatório por parte do Prefeito “a essa altura do campeonato” inviabiliza, pelo menos momentaneamente, o sonho de jovens estudantes (calouros e veteranos) que não possuem condições de pagar por esse transporte. A esperança, cada vez menor, é de que Prefeitura e MP definam a situação favoravelmente aos estudantes. Enquanto isso não ocorre, a angústia dos universitários se arrasta.

O show tem que continuar

Causou tristeza a muitos munícipes, o cancelamento dos eventos que comemorariam o 28º aniversário de Itapoá na manhã do último dia 26 de abril. Um dos motivos alegados pela Prefeitura ao fato foi a impossibilidade de acesso por parte das autoridades de fora, que prestigiariam o desfile cívico, e não conseguiriam chegar a Itapoá, devido à queda de árvore em uma das estradas que ligam à Cidade por causa do mal tempo. O Poder Executivo Municipal também alegou falta de segurança no local em que ocorreriam as apresentações (da mesma forma, por causa do mal tempo). A verdade é que o evento contaria com outros momentos, entre os quais a apresentação do Coral Vozes da Babitonga, excução de hinos, entre outros. A maior parte dessa programação matutina era voltada, justamente, à população local. No caso do Coral, dezenas de coristas já estavam ensaiando há meses para realizarem uma grande apresentação ao público. Havia diversos itapoaenses diretamente envolvidos com a organização da programação, quais souberam pela manhã, pouco tempo antes do programado, que não mais haveria evento. Em respeito à cultura local, deveria haver um plano B para esses casos, mas entendo que nem tudo é previsível. Foi o primeiro aniversário do Município nessa nova gestão. Certamente, a experiência servirá para futuras realizações.

O 14 de maio é todos os dias

Nesta edição de maio, mês em que comemoramos, no dia 14, o Dia das Mães, quero parabenizar todas as homenageadas desta data em nossa região e, em especial, a minha amada mãe. Que esse amor imensurável que elas nos dedicam retorne a cada uma em forma de paz, saúde e felicidade. A todas, o melhor 14 de maio que elas possam ter e que isso se repita o ano inteiro. Feliz e abençoado Dia das Mães!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook