“Ser pai”, por Thiago Gusso

Recentemente, recebi a notícia de que minha noiva está grávida de nosso primeiro filho ou nossa primeira filha, ainda não sabemos. Tornarmo-nos pais não era, necessariamente, algo que tínhamos planejado, ainda que jamais havíamos decidido também que não seríamos.

Imediatamente, um frio na barriga e um misto de sensações tomaram conta de mim e, sem dúvidas, também da futura mamãe. São tantas as reflexões que vem à mente e uma certeza: quero ser o melhor pai que eu puder. Tenho em minha família, os melhores exemplos a seguir nessa missão. Meu pai, meus tios, meu sogro, meus avôs são ou foram, certamente, algumas das pessoas mais bem sucedidas que conheci no exercício da paternidade.

Dizem que quando nasce um filho ou uma filha, nasce com ele ou ela, também um pai. Hoje, mais do que nunca, sinto que essa máxima é verdadeira. Percebo, de alguma forma que não consigo explicar, a paternidade sendo gestada na mesma velocidade do mais lindo fruto de amor que minha noiva e eu poderíamos produzir.

Sinto que não vou virar pai da noite para o dia, mas que essa transformação ocorrerá diariamente. Ser um verdadeiro pai vai muito além de, simplesmente, gerar e/ou criar um filho. É preciso aprender a exercer essa tão importante função, para a qual só se está preparado a ser, sendo.

De meu pai, espero herdar a disponibilidade de mudar planos, conhecer novas perspectivas e rever prioridades, tendo os filhos e a família como prioridades absolutas.

Ainda faltam seis meses para nascer um pai por aqui, mas desde já, sonho acordado com esse nascimento. Não vejo a hora de encarar, de vez, o novo desafio com o qual Deus me presenteou.

Por enquanto, o que sei sobre ser pai, é o quão humana e, ao mesmo tempo, heroica essa função pode ser. O que sei sobre ser pai é que terei que dar espaço na cama para o meu filho ou filha quando ele ou ela tiverem pesadelos, e ficarei apertado em um cantinho à noite toda. O que sei sobre ser pai, é que marcarei minhas férias de acordo com o ano letivo, acordarei 20 minutos mais cedo para passar na papelaria que esqueci no dia anterior e, depois, ficar emocionado quando receber o presente de “melhor pai do mundo”. O que sei sobre ser pai é que vou compartilhar histórias e memórias afetivas que marcarão para sempre as lembranças dessa criança amada que está a caminho. O que sei sobre ser pai é que ficarei horas ajudando o filho ou a filha a perder seus mais variados medos de infância, e quando perder, vou morrer de preocupação, por ele ou ela não ter mais o medo que eu próprio ajudei a superar. O que sei sobre ser pai é que vou educar, dar exemplos, conselhos. O que sei sobre ser pai é que me doarei inteiro a essa função, seguindo os melhores exemplos de tantos ótimos pais com os quais convivo e convivi nestes anos todos.

O que sei sobre ser pai é tão pouco diante do pai que eu quero ser. O que eu sei sobre ser pai, é que pouco sei, mas muito aprenderei. O que eu sei sobre ser pai, é que o serei.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook