Polícia Militar de Itapoá forma 340 crianças no PROERD

Na noite dessa terça-feira, dia 05 de dezembro, a Polícia Militar de Itapoá realizou a formatura de 340 crianças no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O programa foi desenvolvido nas escolas públicas e na escola particular do Município, nos 5ºs anos do Ensino Fundamental, por um policiai militar treinado e preparado para desenvolver o conteúdo de forma lúdica através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.

Durante o primeiro semestre, foram atendidas as crianças do período vespertino e no último semestre, as do período matutino, totalizando o atendimento de 100% dos 5 º anos, abrangendo inclusive a escola situada na zona rural da cidade (Saí Mirim).

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de se manter longe das drogas e da violência. Para isso, o programa teve cerca de 10 encontros com duração 1 hora em cada turma.

O PROERD é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo a sintonia entre a Polícia Militar, a escola e a família.

O programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias a que se direciona, uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O evento aconteceu no ginásio da Escola Municipal Airton Senna e contou com a participação de várias entidades.

As famílias das crianças também estiveram presentes prestigiando o evento, assim como a imprensa local, que fez a cobertura do evento.

Para que cada criança recebesse seu mascote, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) foi parceiro, patrocinando os leões de pelúcia, bem como a fantasia de vestir do Leão DAREN, após apresentação e aprovação de um Projeto confeccionado pela Polícia Militar de Itapoá.

Outros comerciantes e entidades colaboraram, com a premiação da redação e a decoração do local da Formatura, entre eles, a Secretaria de Educação, Lauri Center, Marco Auto Elétrica, Auto Posto Miranda, Cia da Mulher, Papelaria A4, Multi Loja, Câmara de Vereadores, gestores e professores, que se empenharam para organizar a festa toda. Quem também recebeu o agradecimento da PM foi o mestre de cerimônias André Vinícius.

Além disso, os policiais Cb Henckemaier, que proporcionou uma carona ao DAREN, Soldado Robson, Sargento Jair, Sub Tenente Hermínio, Soldado Vinícius Faxo, soldado Danieli, ao instrutor Venâncio, que desempenhou com louvor seu trabalho durante o ano todo, prova disso foi o carinho dos seus alunos na hora da formatura, e ao Comandante Tenente Richardson Bortolini Lima, que apoiou durante todo ano e esteve presente mostrando que também sabe dançar a coreografia.

A Polícia Militar reforça que os pais que abrilhantaram o evento são fundamentais para a formação de um bom cidadão, ativo e participativo na sociedade em que se vive, sabendo diferenciar o certo do errado com a ajuda, é claro, do PROERD.

A magia da noite, após a entrada radical do DAREN, foi a entrega de um mascote de pelúcia para cada criança formada. Era notável o brilho de alegria no olhar.

Da Polícia Militar de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook