Porto Itapoá apresenta seu projeto de expansão

porto-itapoa-apresenta-seu-projeto-de-expansao-capa-300x300O Porto Itapoá recebeu representantes da imprensa em um de seus auditórios na noite dessa terça-feira, dia 18 de outubro, para apresentar o seu projeto de expansão. Trata-se da segunda de uma série de três apresentações sobre o tema programadas pelo Terminal Portuário.

O evento, que também contou com a participação de colaboradores da Assessoria de Comunicação do Empreendimento, foi conduzido pelo relações públicas Alberto Vinicio Machado.

Ele iniciou a apresentação resumindo as características gerais e a história do Porto Itapoá. Na sequência, abordou Itapoá, explicando que o Município tem condições de ser uma cidade modelo para o Brasil, mas que para isso, o seu crescimento precisa ser bem planejado.

O Porto Itapoá vem se destacando nacionalmente pelo alto índice de eficiência e satisfação de seus clientes. Após bater recordes anuais seguidos de produtividade, o Terminal deve apresentar um resultado parecido com o do ano passado neste ano de 2016. Isso ocorre, porque atingiu a sua capacidade máxima anual em 2015 e, apesar de existir demanda para aumentar esses números, sua estrutura física atual não permite tal feito.

Com a ampliação prevista, o Porto teria sua capacidade quadriplicada dos 500 mil TEU’s anuais de agora para 2 milhões de TEU’s. As obras contariam com várias etapas atingindo a meta final em 2021 ou 2022, segundo as projeções do Terminal.

Com isso, o empreendimento itapoaense deixaria de ser o 20º maior terminal portuário de contêineres da América Latina para ocupar a primeira colocação – isso caso os outros portos de grande porte não sejam também ampliados nesse período de cinco a seis anos. A capacidade de movimentação deverá ser maior do que a de todos os demais terminais de contêiner de Santa Catarina juntos, atualmente.

Na obra de implantação do Porto Itapoá, foram investidos R$ 500 milhões. Agora, nessa ampliação, a previsão é de um investimento próximo, talvez um pouco inferior a esse montante. Deverá se confirmar como a maior obra da região nordeste de Santa Catarina durante esse período e, como tal, causará impacto negativos e positivos. Alberto Machado se diz otimista em relação a isso e acredita que haverá muitos aspectos positivos para o desenvolvimento de Itapoá.

Um dos pontos negativos, mas que será compensado, será a supressão vegetal de mais de 300 mil m² de área verde. Em contrapartida, o Terminal já adquiriu uma área de vegetação próxima à Reserva Volta Velha, dez vezes maior que aquela que será suprimida, a fim de torná-la uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), qual será preservada permanentemente.

Há também a previsão de interferência na fauna local e várias ações serão tomadas para amenizar esse impacto.

Alberto também falou dos principais investimentos do Porto no que diz respeito a aspectos sociais, mostrando alguns programas nos quais o terminal investiu. Ele também explicou que o Porto tem agido politicamente para tentar resolver questões como a falta de segurança, problema que infelizmente não atinge somente Itapoá.

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Outro tema abordado foi o Projeto Ampliar, que está em andamento. Trata-se de uma das ações de compensação pelas obras de ampliação do Terminal. Por meio dela, foram criados quatro comitês sobre assuntos de interesse da comunidade e para os quais a própria comunidade propõe projetos. “A intenção é o Porto sair do cenário e tornar a comunidade protagonista”, explicou Alberto Machado.

Ao todo, em paralelo às obras, o Porto estará desenvolvendo mais de 40 programas.

Confira o cronograma das obras:

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Foi exibida uma projeção em 3D de como o terminal portuário ficará após a conclusão das obras. Veja algumas fotos capturadas dos slides:

Concluídas as obras de ampliação, o Porto passará a ter capacidade para receber três navios de 400 metros de comprimento ao mesmo tempo.

Foram abordadas também alguns mitos e verdades sobre o terminal portuário itapoaense. Confira na imagem capturada do slide:

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Por fim, um tema levantado pelos membros de imprensa presentes foi a necessidade de ações políticas dos governantes, com o apoio do terminal portuário, em prol das melhorias de infraestrutura que Itapoá precisa. De acordo com Alberto, o Porto está à disposição para auxiliar os governantes nessas questões.

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Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

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