MOMENTO ACORI: Está estressado? Vai correr…

flavio-martelozo-principal-300x300Imagine a seguinte situação: você está andando na rua e, de repente, pula um cachorro enorme em sua frente (pit bull); no mesmo momento, você sente o coração batendo a mil, os níveis de açúcar e o fornecimento de oxigênio no sangue se elevam rapidamente, dando a você, uma força muscular extra, e as pupilas dos olhos se dilatam, aumentando a eficiência visual. Tudo isso ocorre devido à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, agindo de forma a te preparar para lutar ou fugir do perigo iminente.

A cena descrita acima mostra uma situação de estresse extremo, porém, assim que o contexto se desfaz, o estresse diminui e o nosso corpo volta ao normal. Esse contexto serve para ilustrar aquilo que a Organização Mundial de Saúde está considerando o mal do século 21 – o estresse.

As exigências impostas à população pelas mudanças da vida moderna e a crescente necessidade de tomadas de decisões acabam colocando as pessoas a uma frequente situação de conflito, gerando estresse, ansiedade, angústia e instabilidade emocional.

O que pouca gente sabe é que essas situações da vida moderna modelam os sistemas de nosso corpo a enfrentar situações de conflito. Ou seja, aqueles hormônios, adrenalina e cortisol, se fazem presente de forma constante no organismo, mantendo-o sempre pronto para matarmos um leão por dia.

O problema é que esses hormônios em ação constante facilitam o aparecimento de doenças relacionadas ao estresse. No início, essa situação normalmente gera irritabilidade, insônia, tensão muscular e alterações de humor. Em casos mais graves, levam à depressão.

Mas o que a corrida pode fazer por você, estressadinho? É simples! A adrenalina e o cortisol preparam o corpo para situações de conflitos, correto? Sim! De certa forma, estamos preparados para nos movimentarmos de maneira mais intensa do que o normal e a corrida, assim como outros exercícios físicos, ajudam a diminuir os níveis de adrenalina e cortisol no corpo, diminuindo o estado de alerta constante em que o organismo se encontra.

Outro benefício da corrida é a liberação de um hormônio natural chamado ENDORFINA. Ela é liberada pelo sistema nervoso durante os exercícios físicos e tem um efeito semelhante ao da morfina, ajudando a reduzir as dores e tensão muscular.

Existem mais de 20 tipos de endorfinas liberadas pelo sistema nervoso, tendo como benefício melhorar o humor, promover a sensação de prazer, aumentar a resistência, disposição física e mental, melhorar o sistema imunológico, além do efeito antienvelhecimento, do alívio das dores, da melhora da concentração e até a vida sexual.

É lógico que, em quadros de doenças emocionais já confirmadas, o acompanhamento médico e psicoterapêutico é indispensável, sendo a corrida um recurso para ajudar a reverter o processo.

Como dica para um melhor aproveitamento da corrida, vale lembrar que correr em locais abertos, como parques, calçadões, praia, etc. são mais adequados do que um ambiente fechado, porém, deve-se sempre dar preferência ao gosto pessoal de cada um. Também é interessante estar interagindo em grupos de corrida, associações ou mesmo com amigos apreciadores do esporte.

Concluindo… Está estressado? Vai correr… E Seja Feliz!

Avatar

Flavio Martelozo

Flávio Rosa Martelozo, fisioterapeuta formado pela PUC-PR (2000), especialista em Fisiologia do Exercício pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (2002), Curso de Extensão Universitária Em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004), Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Terapias em Ensino (2012). Atualmente, trabalha como profissional autônomo em consultório próprio, e em parceria com empresas de Florioanópolis em Cursos, Assessorias e Perícias em Fisioterapia. Ele escreve o Momento Acori, coluna com dicas da Associação dos Corredores de Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook