Ex-delegado de Itapoá será responsável pela base Aeropolicial da Polícia Civil em Criciúma

FOTO: ADR Criciúma.
FOTO: ADR Criciúma.

Às 16h00min desta quinta-feira, dia 24 de novembro, será inaugurada a base do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil) de Criciúma. Tal estrutura, sediada no km 52 da rodovia SC-447, no bairro Vila Macarini, atenderá toda a região Sul de Santa Catarina, até a divisa com o Rio Grande do Sul. Helicóptero e equipe composta de 14 policiais ficarão sediados Criciúma, de onde farão atendimentos policiais em acidentes de trânsito e na área de saúde para transplantes de órgãos.

Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, e Eduardo Pinho Moreira, vice-governador estarão presentes na cerimônia de inauguração. Além deles, Cersar Augusto Gubba, Secretário de Estado de Segurança Pública; Artur Nitz, delegado geral da Polícia Civil; e João Rosa Filho Fabris, secretário executivo da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Criciúma também participação. Quem ficará responsável pela nova base será o delegado de Polícia e piloto Gilberto Crepaldi Mondini (foto), qual possui passagens pela Delegacia de Itapoá e pela SAER de Chapecó.

“Não é de hoje que a necessidade de um SAER no Município se demonstra imprescindível para o auxílio durante abordagens e transportes de vítimas. Dentro da ótica Segurança em Primeiro Lugar, que a PCSC [Polícia Civil de Santa Catarina] assume junto com a equipe de Mondini, o SAER de Criciúma anseia o mesmo sucesso do Serviço Aeropolicial de Chapecó, que hoje representa um dos pilares da região Oeste, quando se fala em serviço de atendimento, resgate e auxílio”, explica a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado em nota.

O serviço entra em operação, atendendo todo o Sul do Estado, logo após sua inauguração.

Sobre a atuação do delegado de Polícia Civil Gilberto Crepaldi Mondini em Itapoá

O delegado de Polícia Civil Gilberto Crepaldi Mondini atuou quase quatro anos em Itapoá, do ano de 2010 a 2014, sendo obrigado a mudar de cidade após uma promoção. Ele foi selecionado em um processo interno da Polícia Civil para compor o quadro de pilotos de helicópteros da instituição policial. “Essa situação do helicóptero é um sonho, um projeto no qual já venho investido há um bom tempo”, explicou ele à época.

Frente à Polícia Civil da Cidade, ele encontrou muitos desafios e teve muitas conquistas. Uma das maiores foi a ampliação do espaço físico da Delegacia à época. Mesmo não sendo costume dos delegados abraçarem esse tipo de questão administrativa, ele se esforçou muito no projeto, que duplicou o tamanho da sede da Polícia Civil local, praticamente sem ajuda do Estado. Para isso, contou com o apoio do Porto Itapoá, dos comerciantes locais e da Prefeitura.

Antes de deixar a Cidade, Gilberto deixou claro um grande carinho por Itapoá. “Vou embora com um aperto no coração, pois foi aqui que eu casei; nasceu o meu filho; e realizei o meu sonho de ser piloto de helicóptero. Então, Itapoá, sem dúvida nenhuma, está marcada em minha vida, e vou deixar muitos amigos aqui. Virei muito para cá por conta disso. A qualidade de vida aqui já é excelente, mas acho que só tende a melhorar. Espero que as pessoas continuem colaborando com a Polícia”, despediu-se o delegado à época.

Devido aos serviços prestados por ele, a Câmara de Vereadores de Itapoá o homenageou no dia 24 de março de 2014 através de uma Moção de Aplausos aprovada e assinada por todos os nove vereadores.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook