Santa Catarina empregou mais do que demitiu em outubro, aponta Caged

Sem imagemO Governo de Santa Catarina divulgou nessa quinta-feira, dia 24 de novembro, que o estado catarinense contratou mais do que demitiu em outubro deste ano (2016), segundo o Ministério do Trabalho, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No mês passado (outubro), foram 69.505 admissões contra 68.238 desligamentos. Ou seja, um acréscimo de 1.267 vagas, tornando SC o quarto estado do País na geração de empregos formais, com taxa positiva de 0,06%.

“Se compararmos o saldo de outubro de 2015 com outubro deste ano[2016], percebemos que houve uma recuperação e, por isso, estamos com saldo positivo mais uma vez”, considera Reginete Pancineri, secretária adjunta de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação e economista.

O comércio e a agropecuária foram os setores que tiveram o melhor desempenho do Estado em outubro, com crescimento de 3,70% na agropecuária e 0,37% no comércio, segundo o Caged. “No setor agropecuário, houve retomada e superação do nível de emprego formal em comparação com 2015 em razão da ampliação de negócios na região em pelo menos quatro vezes”, explica a economista. “A retomada de vagas formais em outubro de 2016 pode ser explicada pelas festas de fim de ano e proximidade da temporada de verão”, diz nota divulgada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.

A Lei Federal nº 4.923/65 obriga o Ministério do Trablaho e Emprego a controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que ocorrem no País, através do Caged.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook