Policiais catarinenses já realizaram mais de 20 mil prisões em 2016

Sem imagemDe acordo com o divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, mais de 20 mil adultos foram presos em flagrante e/ou por ordem judicial neste ano de 2016 em Santa Catarina. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira, dia 25 de novembro pela GEAC (Gerência de Estatísticas e Análise Criminal) da DINI (Diretoria de Informação e Inteligência), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e se referem ao período de janeiro a outubro.

No que diz respeito à apreensão de drogas, os números são bem mais significativos, tendo sido apreendidos cinco toneladas de maconha, 84 quilos de crack, 56 quilos de cocaína e 828 quilos de outras drogas. Além disso, mutas armas foram retiradas de circulação, dentre as quais revólveres, pistolas, carabinas e rifles, totalizando 3.721 aermas apreendidas e 29 mil munições destruídas.

Confira a tabela de prisão/apreensão – adulto/adolescente neste período:

tabela-prisao-apreensao-sc

“Com as formaturas dos novos policiais civis, auxiliares do IGP e, em breve, dos policiais militares, os efetivos serão reforçados, com perspectivas de mais produtividade em prisões e apreensões”, afirmou o governador Raimundo Colombo ao elogiar a ação das polícias no combate ao crime, acreditando que o trabalho deve ficar ainda melhor.

César Augusto Grubba, secretário de Segurança Pública do Estado informou que a taxa de homicídios em Santa Catarina, hoje, é de 11,6 mortos anualmente por cada grupo de 100 mil. “Isso leva o Estado a estar posicionado na faixa de menor índice dentre os demais do país”, anunciou.

Atualmente, Santa Catarina possui 147 municípios sem registro de um único homicídio sequer. Ou seja, metade das cidades catarinenses não registram esse tipo de crime no Estado.

No que diz respeito a roubos, os registros demonstram uma incidência menor na comparação com o mesmo período do ano passado. Até o último dia 23 de novembro, um total de 2.097 roubos haviam sido registrados, sendo que em 2015, na mesma época, esse número era de 2.208 ocorrências. Uma redução de 5%. “Toda a estrutura da Segurança Pública segue desenvolvendo os seus trabalhos com muito empenho, dedicação e competência”, concluiu Grubba.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook