Governo Federal anuncia mudanças nas regras do ENEM

A partir do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017, os inscritos que já tiverem realizado a prova três vezes com isenção de taxa não terão mais esse benefício a partir da quarta tentativa.

Atualmente, essa taxa custa R$ 68, mas os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Pública são isentos. Há também isenção a pessoas comprovadamente carentes. O corte na isenção a partir da quarta tentativa foi anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) que pretende, com isso, reduzir o custo das provas, que neste ano de 2016 foi superior a R$ 650 milhões.

Maria Helena Guimarães, secretária executiva do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) explica que a ideia é evitar que candidatos façam o exame repetidas vezes sem custo algum. Outra mudança em relação à prova que a partir do próximo ano servirá apenas como acesso ao ensino superior e não mais para o candidato que pretende obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Além disso, não haverá mais a adesão de treineiros. Estudantes secundaristas dos 1º e 2º não poderão mais se inscrever na intenção de conhecer a logística do exame. Neste ano de 2016, cerca de 1 milhão de participantes se inscreveram nessa categoria.

ENEM

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook