BNDES destinará R$ 23 milhões ao combate à zika vírus e ao mosquito Aedes aegypti

Palestra com orientacoes sobre o Aedes Aegypti sera promovida pelo posto do Samambaial PrincipalDe acordo com o divulgado pela Agência Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) destinará R$ 23 milhões ao plano de enfrentamento da epidemia de zika, plano esse elaborado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Tal recurso será utilizado no desenvolvimento de kits de diagnóstico e em ações de combate ao transmissor do vírus, o mosquito Aedes aegypti.

“As verbas são parte da linha de financiamento Funtec, de projetos de pesquisa. Os recursos são não reembolsáveis, ou seja, não precisam ser devolvidos pela Fiocruz ao banco”, explica a Agência Brasil.

Esse projeto da Fiocruz aborda o desenvolvimento de três testes de diagnóstico diferentes, quais já existem no mercado. As verbas são destinadas ao combate ao vetor e deverão ser aplicadas no uso da bactéria Wolbachia no Aedes aegypti, a fim de interromper o ciclo de transmissão da dengue, zika e chikungunya. Outra pesquisa busca utilizar o próprio mosquito como veiculador de larvicida.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook