Praias de Itapoá iniciam 2017 com 100% de balneabilidade

Nessa quinta-feira, dia 05 de janeiro, a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) emitiu seu primeiro relatório da qualidade das praias catarinenses deste ano de 2017. Trata-se do quinto divulgado nesta temporada de verão 2016/2017. De acordo com a divulgação, são 143 dos 214 pontos analisados próprios para o banho, o que corresponde a 66,8%. As análises foram feitas entre os últimos dias 02 e 04 de janeiro.

Em Itapoá, os quatro pontos analisados (balneários Brasília, Paese, Palmeiras e Barra do Saí) estão próprios para o banho, o que mantém a Cidade com 100% de balneabilidade durante toda esta temporada até aqui. As análises no Município foram realizadas no dia 03 de janeiro.

Em comparação com o relatório anterior, divulgado no final de dezembro do ano passado (2016), considerando as praias de todo o estado de Santa Catarina, 26 locais passaram a ser impróprios e seis passaram de não balneáveis para balneáveis. “As chuvas de verão que têm ocorrido quase todos os dias influenciam no aumento de pontos impróprios, mas em relação às análises do mesmo período do ano passado, há uma melhora”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva. Esse é o caso de Itapoá, inclusive, que no primeiro relatório divulgado em 2016, apresentava um ponto impróprio para banho, fato que não ocorreu no início deste ano de 2017.

Marlon Daniel da Silva salienta que os banhos em água próximo a saídas pluviais e de rios devem ser evitadas. Infelizmente, as tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido alvo de vandalismo, porém, o banhista pode conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura através do site da Fundação (disponível clicando aqui) ou no aplicativo Praias SC, para Android.

Como é feito

De acordo com a Fatma, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada (2016/2017), as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando, em 80% das análises, a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Clique aqui e confira o primeiro relatório de balneabilidade de 2017 das praias de Santa Catarina divulgado pela Fatma.

Praia do balneario Itapema do Norte, em Itapoa

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Praias de Itapoá iniciam 2017 com 100% de balneabilidade

  • Avatar
    10 de janeiro de 2017 em 09:05
    Permalink

    E o lixo nas areias também é o mesmo de sempre. É deprimente a sujeira, o descaso – tanto de quem usa como do poder público. A prefeitura executa um sistema de coleta altamente ineficiente e precário, onde uma caroça passa arrastando um equipamento rudimentar para recolher o lixo, mais na verdade só serve para espalhar as fezes do cavalo que puxa a carroça por varios metros toda vez que ele defeca. Antes que digam que não gosto da cidade, é exatamente por gostar muito que me entristeço ao ver essa situação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook