Realizada primeira formatura do Projeto Golfinho de Itapoá Temporada 2016/2017

Na manhã deste sábado, dia 07 de janeiro, foi realizada a formatura da primeira turma da temporada 2016/2017 do Projeto Golfinho em Itapoá. Cerca de 30 crianças e pré-adolescentes concluíram o primeiro curso de uma semana ofertado pelos guarda-vidas militares e civis durante cinco manhãs. Essa turma realizou o curso na praia de Itapema do Norte, região das Pedras. Nas próximas semanas, as atividades serão realizadas com outras turmas, em outras praias.

Essa primeira turma do Projeto teve como instrutores o guarda-vidas militar Ceschini, e os guarda-vidas civis Mahara, Masteck e Matheus.

Ceschini, que também é soldado do corpo de bombeiros militar de Itapoá, detalha um pouco mais sobre a abordagem do curso. “A função do Projeto Golfinho é a conscientização dos perigos do mar. É atingir as crianças entre 09 e 13 anos de idade, que de acordo com as estatísticas, 40% das ocorrências de afogamento acontecem com essa faixa etária. Através de brincadeiras, da maneira que a criança entende, a gente ensina para ela os perigos que existem na corrente de retorno, nos costões rochosos, com os animais aquáticos, como a água viva, e outros tipos de perigos que encontramos na praia. Também, ensinamos, para eles, sobre consciência ambiental, respeito, dignidade, tudo o que a gente pode trazer de bom para o Projeto, a gente sempre tenta estar trazendo para essas crianças. O bombeiro militar trabalha com esse tipo de projeto não só para conscientizar acerca do perigo, mas sim para formação pessoal. A gente acha que isso engrandece as crianças, sempre levando para o caminho bom. A gente vê tanta coisa ruim, tanta coisa errada. Então, as crianças, temos que sempre apostar nelas, que são o futuro do País”, considera.

O instrutor Ceschini também comenta sua satisfação em fazer parte do Projeto Golfinho. “A satisfação é muito grande. Eu trabalho há cinco anos como bombeiro militar e é o terceiro ano que estou trabalhando com o Projeto. No primeiro ano, eu só ajudei, mas no ano passado e neste, sou responsável pela coordenação dos instrutores, que além de mim, temos a guarda-vidas civil Mahara, o guarda-vidas civil Masteck e o guarda-vidas civil Matheus”, conta. Ele convida as demais crianças a participarem dos cursos nas próximas ofertas que ocorrerão em outros balneários. “A gente está com uma equipe muito boa. Então, quem puder fazer a inscrição dos filhos será muito legal, porque o Matheus está se formando como professor de Educação Física, então ele sempre faz o alongamento e uma atividade física com consciência, porque ele tem esse conhecimento. Ele não se formou ainda, mas está quase lá. É muito importante a gente fazer tudo com consciência. A Mahara é psicopedagoga. Tem formação em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia. Então, ela tem o jeito de como lidar com as crianças. O Masteck já fez o curso de guarda-vidas novamente, pela segunda vez. Todos têm essa formação e ele fez o curso de instrutor do Projeto Golfinho. Ele foi lá em Itajaí, estudou e se dedicou para estar ajudando as crianças neste projeto do Corpo de Bombeiros Militar”, explicou.

A intenção do Projeto Golfinho em Itapoá é atender 120 crianças nesta temporada 2016/2017, sendo 30 em cada posto guarda-vida que integra a proposta.

CONFIRA O CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS CURSOS DO PROJETO:

2º Curso – Balneário Pérola – Posto 11
Inscrições esgotadas;
Realização de 09 a 13 de janeiro de 2017.

3º Curso – Balneário Paese – Posto 13
Inscrições de 09 a 13 de janeiro de 2017;
Realização de 16 a 20 de janeiro de 2017.

4º Curso – Balneário Barra do Saí – Posto 13
Inscrições de 16 a 20 de janeiro;
Realização de 23 a 27 de janeiro de 2017.

Há, ainda, a intenção de se realizar uma quinta turma no Pontal. Para isso, bombeiros e guarda-vidas estão atrás de arrecadar mais material. “A gente acha importante, não só onde há mais movimento, mas também conscientizar as crianças que são do nosso município. Conversei com a diretoria da Acopof (Associação Comunitária do Pontal e da Figueira) e eles farão uma relação das crianças que moram naquela comunidade, de forma a atender não somente os turistas, que é importante, mas também os que moram aqui”, concluiu Ceschini.

O Projeto Golfinho é patrocinado pela empresa Gomes da Costa, que apoia o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, e possibilitou a aquisição de todo o material didático, camisetas e bonés das crianças participantes.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook