Reunião esclarece dúvidas sobre os aspectos tecnológicos do programa Rede de Vizinhos

Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itapoá foi sede de um encontro promovido pelo Conseg (Conselho de Segurança Pública) do Município visando o esclarecimento de dúvidas sobre o uso de tecnologias na implementação do Programa Rede de Vizinhos e, mais especificamente, sobre as câmeras de monitoramento. Estiveram presentes, policiais, vereadores, lideranças locais, membros da imprensa e da comunidade em geral.

O programa Rede de Vizinhos já está em implantação sob a coordenação do Tenente Lima, que é o comandante da Polícia Militar em Itapoá. Nesse programa, que visa otimizar as relações entre os vizinhos e a polícia na luta contra a criminalidade, é previsto o Projeto Câmeras de Monitoramento. Foi justamente esse Projeto, o foco da reunião, coordenada por dois especialistas da área: Ricardo Selbach, CEO e analista de TI e Telecom da RVS Tecnologia; e Rômulo Martins de Freitas, executivo de vendas e representante da Intelbras na região Sul.

As apresentação, no encontro, se restringiram à parte técnica, sendo que Rômulo e Ricardo apresentaram os principais pontos da proposta e todos os presentes puderam perguntar e esclarecer suas dúvidas sobre os equipamentos e funcionalidades envolvidas no Projeto.

Entre os destaques abordados, o fato de as câmeras de monitoramento, após instaladas, exigirem muito pouca manutenção. O custo da instalação ainda está em estudo e deverá ser apresentado em breve, mas a intenção é ratear o valor entre os membros da vizinhança de forma a baratear essa ação.

Depois de instaladas, os próprios vizinhos passam a monitorar essas câmeras, visto que a polícia não teria a estrutura necessária para o acompanhamento em tempo real de todas as imagens, mas essas redes de vizinhos teriam autonomia para acionar a Polícia quando considerassem necessário e, aí sim, os policiais poderiam acionar a câmera em questão e agir conforme a necessidade da ação em andamento. Desa forma, a Rede de Vizinhos funcionará como um filtro das ações, na intenção de que a PM possa focar apenas as verdadeiras ocorrências policiais.

A intenção é que o sistema conte com uma rede de comunicação de dados própria, de forma a evitar a transferência externa, como o acesso por pessoas não autorizadas (hackers) e o congestionamento de rede por exemplo.

Segundo os dois especialistas presentes no encontro, já há casos bem sucedido da aplicação de sistemas semelhantes no Paraná e no litoral do Rio Grande do Sul.

Sobre o programa Rede de Vizinhos da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina)

A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. O programa, ainda, pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio. O Projeto Câmeras de Monitoramento vem auxiliar esse processo de vigilância e cuidado, pelos vizinhos, de sua rua ou microrregião.

“Quer saber do que se trata? Ficou interessado? Procure o Tenente Lima no Quartel da Polícia Militar (Rua Ana Maria Rodrigues de Freitas, 1.451, Bairro Itapema do Norte, Itapoá-SC) ou participe das reuniões do Conseg Itapoá-SC. A próxima reunião será dia 14 de março, às 18h30min, nas dependências da CDL (Rua Herminio Dagnoni nº 145, Bairro Itapema do Norte, Itapoá)”, convidam os membros do Conseg.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook