Escola de Música Tocando em Frente apresenta “Sua Majestade, O Violão”

Neste ano de 2017, o violão vai à escola! O projeto “Sua Majestade, O Violão”, executado via lei Rouanet de incentivo fiscal, pela Escola de Música Tocando em Frente, tem o patrocínio do Porto Itapoá e vai contar um pouco da história do violão brasileiro para os estudantes das escolas municipais de Itapoá. Além de apresentar uma ilustração visual dos principais violonistas compositores brasileiros da primeira metade do século XX, o Projeto realizará a execução de uma peça de cada compositor citado, através de solos e duos de violão, interpretados por Nicolau Schmidt e Helmuth Kirinus.

Os arranjos e a direção artística musical estão a cargo do violonista Nicolau Schmidt, graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Licenciatura em Música e Bacharelado em Instrumento; pós-graduação em Pedagogia Instrumental e Performance com área de concentração em Violão – EMBAP; professor de acordeom; bandolim e violão na Escola de Música Villa-Lobos, em Joinville, e coordenador da Prática de Conjunto de Choro na mesma Escola.

O repertório dessas apresentações musicais conta com peças de Dilermando Reis, Heitor Villa Lobos, Américo Jacomino (Canhoto), Nicanor Teixeira, João Pernambuco, Baden Powell e Garoto.

Desse modo, o violão vai à escola não só para aprender, e prender a atenção dos ouvintes, mas também para ensinar um pouco da nossa história um tanto esquecida e menosprezada pelos meios de comunicação de massa. Depois das apresentações nas escolas, será feita uma apresentação para a comunidade e para os amantes e apreciadores desse nobre e popular instrumento partilharem, também, dessa história contada através de dedos e cordas.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook