Campanha de vacinação contra a gripe vai até 19 de maio

A Campanha de Vacinação contra Influenza, comumente conhecida como gripe, começou no último dia 17 de abril e vai até o próximo dia 19 de maio. Conforme determinação federal, as duas primeiras semanas estão sendo de atendimento prioritário para idosos. No dia 13 de maio, será realizado o Dia “D” de mobilização nacional e todas as Unidades de Saúde da Família estarão vacinando das 8h às 17h.

Esse ano, o Ministério da Saúde definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população indígena; trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação e, no caso dos idosos, também a Carteira de Identidade. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula deverão levar algum documento que comprove a atividade.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook