Bandidos que participaram da ação criminosa em agência bancária de Itapoá são presos

Nessa quinta-feira, dia 29 de junho, uma operação chamada Sétimo Mandamento foi deflagrada através de uma parceria entre o 1º e o 25º BPM (Batalhão da Polícia Militar), com o apoio do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da Guarnição Especial de Curitibanos e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A intenção da operação era chegar até uma quadrilha especialista em furtos e roubos de agências bancárias e carros fortes em Santa Catarina. Esse grupo criminoso é responsável pela explosão de caixas eletrônicos na agência do Banco do Brasil em Itapoá e Rio dos Cedros. Além disso, cometeram o roubo de um carro forte no aeroporto de Navegantes, de uma agência do Santander na mesma cidade e de outro carro forte em Itajaí, pelo que se apurou até o momento.

A força tarefa das instituições policiais já estava montada quando identificou uma possível ação dos mesmos agentes no município de Santa Cecília. Foi montada uma operação para que possíveis alvos fossem protegidos, principalmente as instalações policiais da área e prisão dos agentes. A Polícia já tinha informações sobre os veículos que seriam utilizados pelos agentes, quais seguiram em sentido ao litoral pela BR-470. Tratava-se de um Fiat Palio, um Ford Fiesta e um caminhão Hyundai.

Quando atingiram o km 125 da Rodovia, no município de Ibirama, o automóvel Fiesta e o caminhão foram abordados por viaturas do Bope, sendo que o motorista do caminhão não obedeceu a ordem de parada, colocando em risco os veículos que circulavam na estrada. Assim que esse caminhão parou, o motorista abriu a porta e atravessou a via disparando em direção aos policiais, qual precisou revidou para conter a agressão. O criminoso foi atingido e morreu no local. No baú do caminhão, a Polícia encontrou diversas armas de fogo, como pistolas, espingardas e até uma submetralhadora. Também foram encontrados miguelitos, explosivos, coletes balísticos e acessórios utilizados para arrombamento de caixas eletrônicos. No Ford Fiesta, por sua vez, foram abordados mais dois homens, quais portavam uma pistola glock 9mm. O Fiat Palio, que estava sendo utilizado como abatedor, foi abordado já em Blumenau, por policiais daquela área, eles localizaram e prenderam mais dois suspeitos.

Toda a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Rio do Sul, tendo como resultado a apreensão de cinco tocas balaclava, cinco coletes balísticos, três espingardas calibre 12, uma submetralhadora 9mm, quatro pistolas (duas sendo 9 mm com seletor de rajada e duas sendo calibre 380), 30 munições calibre 12, 196 munições de pistola, duas emulsões encartuchadas, três artefatos explosivos improvisados, cordel detonante, 10 espoletas, estopim, dois rádios comunicadores, um kit Roni, R$ 103 em dinheiro, duas barras de aço tipo alavanca, três veículos, seis aparelhos de telefone celular e 17 miguelitos, além de quatro pessoas presas e uma em óbito.

Na sequência, ainda, policiais se deslocaram até a residência de um dos criminosos, em Itajaí, onde localizou quatro carregadores de fuzil calibre 5.56 e 16 munições do mesmo calibre, além de um carregador alongado de pistola 9mm. Esse material foi entregue à CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Itajaí.

FOTO: Polícia Militar de Santa Catarina / Divulgação.

MATÉRIA RELACIONADA:

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Bandidos que participaram da ação criminosa em agência bancária de Itapoá são presos

  • Avatar
    1 de julho de 2017 em 00:00
    Permalink

    E o dinheiro roubado?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook