Trabalhos para constituição do Plano de Turismo de Itapoá são apresentados

Na noite desta quarta-feira, dia 19 de julho, a Casa da Cultura de Itapoá foi sede do lançamento dos trabalhos para constituição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo do Município. Inicialmente, está sendo desenvolvido um levantamento por parte da Prefeitura de Itapoá em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A ideia, segundo divulgado pelo Poder Executivo Municipal, é alavancar o turismo de forma planejada e organizada, estruturando o desenvolvimento do turismo na Cidade.

Carlos Cappelini, consultor do Sebrae, apresentou o cronograma de realização e a criação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. De acordo com ele, o primeiro passo é um estudo preliminar com a participação de empresas, entidades e comunidade, bem como o levantamento das características do Município. É esperada a participação de diversos segmentos envolvidos com o tema Turismo em Itapoá e não será uma ação exclusiva da Prefeitura.

Após a coleta de dados, um seminário deve ser realizado para debater as questões estratégicas pertinentes ao tema

Nesse primeiro momento, estão sendo levantados os pontos positivos e negativos do turismo em Itapoá, além dos pontos turísticos, número de hotéis, pousadas, restaurantes e bares, entre outros. Após serem realizados todos os levantamentos, um plano de ação será apresentado.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, incluindo o prefeito de Itapoá Marlon Neuber, que fez uma fala sobre o potencial de Itapoá e sua expectativa quanto à participação dos segmentos da comunidade na construção desse Plano Turístico:

– Nós temos um potencial riquíssimo. É o momento de nos encontrarmos entre o interesse econômico e a preservação do meio ambiente como um todo. A sustentabilidade pode existir e nós entendemos que o Turismo é uma ferramenta de extrema importância para isso. A gente conta e já deixa o convite para que os representantes da ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental) estejam juntos, participando das oficinas, para que a gente possa ter um plano de turismo que contemple essa realidade do nosso município. Aos artesãos, que estão aqui com várias entidades presentes, eu agradeço a presença de vocês e quero dizer que esse plano municipal de turismo desenrola um tapete vermelho para vocês pisarem em cima. As exposições, as feiras e aquilo que nós já proporcionamos é muito pouco perto do que vocês merecem e também precisam. Então, é o momento de trabalharmos juntos, de vocês exporem as necessidades e nos ajudarem a construir esse Plano Municipal de Turismo. A participação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) também é bastante importante, porque todo esse projeto, tudo isso que está sendo criado, algumas coisas vão acabar se transformando em lei e aquilo que não for lei municipal para ser preservado, para que as ideias sejam preservadas por mais de um mandato, por mais de quatro anos, precisa de um conselho, que serão vocês, fiscalizando e dando continuidade aos trabalhos depois que essa Administração passar. Depois que o Prefeito não estiver mais, que os atuais secretários não estiverem mais, são vocês, que ajudaram a construir, a parir esse ‘filho’, que ajudarão Itapoá a tratar esse ‘filho’, fazer com que ele cresça até que o nosso turismo realmente seja um setor econômico consolidado no município de Itapoá. Ao pessoal da Cultura que está presente, quem participou do nosso evento aqui, do quinteto de metal de domingo, sabe que tivemos uma apresentação belíssima na pessoa do Mutti [Helmuth Kirinus], Nena [Luci Kirinus] e Rafael [Huch], muito obrigado pela presença. Nós contamos com a ajuda de todos vocês nesse processo também, porque a cultura está economicamente e totalmente ligada com o Turismo no Município e nós também pretendemos fortalecer esses vínculos culturais. Hoje, nós encontramos pessoas com uma riqueza cultural individual gigante e que tem vergonha de expor e apresentar essa cultura e essa riqueza, esse patrimônio material que carrega consigo pela história que tem dentro de Itapoá. Nós queremos que esse efeito seja o contrário, que as pessoas tenham orgulho, que haja valorização e que essa sensação de pertencimento do município de Itapoá possa realmente haver. Nós contamos com a presença de vocês nas oficinas do Conselho de Turismo. Procurem a Secretaria de Turismo, informem-se das atividades, porque esse Plano vem para iniciar e consolidar o turismo do nosso Município.

Da Tribuna de Itapoá com informações e fotos de Julio Penteriche / fanpage Praia De Itapoá Sc.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook