Garuva atinge meta de cadastramentos biométricos

No fim de agosto, o município de Garuva atingiu a meta estipulada pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), para as cidades em revisão de eleitorado, de cadastrar biometricamente 80% dos eleitores. Garuva faz parte da 105ª Zona Eleitoral, com sede em Joinville. No entanto, o município contou com um posto de atendimento funcionando durante todo o mês de agosto.

O Cartório de Joinville continua atendendo os, aproximadamente, 12.100 eleitores de Garuva, dos quais cerca de 10 mil foram cadastrados até o encerramento da primeira quinzena de setembro (15/09). Entre os 43 municípios em revisão de eleitorado, Garuva é o segundo a atingir a meta, após Botuverá também ter cadastrado 80% dos eleitores, em julho.

Meta entre os não obrigatórios

O cadastramento biométrico, por enquanto, acontece de forma obrigatória apenas nas cidades que passam pela revisão. Porém, oito municípios entre os não obrigatórios também já atingiram a meta determinada pelo TRE-SC, que é de aproximadamente 25% do eleitorado. São eles: São Carlos, Imbuia, Itaiópolis, Anita Garibaldi, Águas de Chapecó, Rio do Campo, Cunhataí e Taió.

Apesar do atendimento não obrigatório, o comparecimento antecipado do eleitor é importante para evitar futuras filas nos cartórios. Além disso, o cadastramento biométrico servirá como base de dados da ICN (Identificação Civil Nacional), documento único que reunirá as informações do cidadão. A Justiça Eleitoral é responsável por armazenar e gerir essa base.

Fim do prazo da revisão

O prazo para cadastramento em Garuva encerra em 27 de outubro. Os eleitores que ainda não cadastraram a biometria podem agendar o atendimento através do site do TRE-SC e comparecer ao Cartório da 105ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Jaguaruna, nº 38, centro de Joinville. O dia 27 de outubro marca também o fim da revisão de eleitorado em outros quatro municípios: Braço do Trombudo, Imaruí, Trombudo Central e Itapoá.

O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado, e estará sujeito a uma série de sanções em decorrência disso, como o cancelamento do CPF, por exemplo.

Para fazer a biometria, é necessário levar documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

Em Itapoá

Desde o último dia 11 de setembro e até o próximo dia 27 de outubro, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina está realizando a revisão do eleitorado em Itapoá, com atendimento no Auditório da EEB Nereu Ramos (avenida Pérola do Atlântico, 256, Itapema do Norte) das 09h00min às 17h00min de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço.

Para quem não tem acesso fácil à internet, o agendamento pode ser realizado na CDL, Colônia de Pescadores, Sindicato Rural, Prefeitura (Cidadania e Recepção) ou Secretaria Municipal de Assistência Social.

Aproveite que a Justiça Eleitoral está no Município! Não deixe para a última hora.

Por Vinicius Claudio e Jairo Grisa, da Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook