
Pronto Atendimento é informatizado, visando aprimorar o atendimento

A unidade de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas de Itapoá informatizou o atendimento aos pacientes com o sistema de prontuário eletrônico. Com isso, o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do município ganhou qualidade e rapidez, segundo a Prefeitura.
Os pacientes atendidos no PA têm seus dados armazenados em um prontuário eletrônico, o qual garante acesso imediato às informações por meio de um sistema informatizado e integrado, pois permite os médicos visualizarem, no consultório, todo o histórico de consultas do paciente na unidade. Esse fato possibilita uma avaliação precisa e um tratamento de qualidade.
Foi instalado também, um sistema de som que alerta as pessoas na sala de espera e indica para qual consultório devem seguir. A Prefeitura divulgou que, com isso, além de prestar um serviço de qualidade, o tempo para realizar o atendimento passa a ser menor se comparado ao sistema anterior, o que proporciona uma maior rotatividade de pacientes no local.
Segundo dados da Coordenação do PA de Itapoá, 2.972 atendimentos foram realizados na unidade no mês de junho. O PA conta com dois médicos plantonistas a cada turno de 12 horas; quatro técnicos de enfermagem; um enfermeiro plantonista; um técnico de radiografia; uma recepcionista; um agente de serviços gerais e um motorista. Quatro ambulâncias, uma delas entregue recentemente pela Prefeitura.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Poder Executivo, foi investido cerca de R$ 2,75 milhões para firmar convênio com o Vidas Instituto de Assistência à Saúde, cujo valor está sendo pago em 12 prestações.
Na página da Prefeitura de Itapoá no Facebook, alguns elogiaram a iniciativa, como é o caso de Tania Mazetti que comentou que esteve há 15 dias sendo atendida no PA. “Fomos muito bem atendidos. Parabéns, ficou muito bonito e organizado”, elogiou. Por outro lado, também há os mais críticos, a exemplo do comentário de Mayara Castro, que considera que ainda é preciso melhorar o atendimento. “Ótimo! Parabéns! Agora só falta atendimento humanizado. Não estou generalizando, mas as reclamações existem e não devem ser ignoradas’, considera ela. Por fim, a expectativa é de que novas melhorias sejam realizadas e efetivamente percebidas na Saúde de Itapoá. Essa, inclusive, é a torcida de Nilva Speck. “Tomara que melhore cada vez mais. Parabéns para Itapoá”, comentou ela na postagem da Prefeitura sobre o tema.
Leia também:
MPSC recomenda adoção de medidas para garantir a vacinação infantil em Garuva
Itapoá registra sua primeira morte por dengue de 2025 – é o segundo registro em SC
Medicamentos do programa “Farmácia Popular” serão gratuitos a toda a população
Relacionado

MPSC apura suspeita de casos de negligência médica em Itapoá
Em dois casos, após procurar o pronto atendimento 24 horas em diversas oportunidades, as vítimas teriam sido liberadas para retornarem às suas casas com quadros clínicos graves O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma notícia de fato para apurar supostos casos de negligência e/ou imperícia médica ocorridos no…
Em "Destaque"

Permanece impasse entre Prefeitura e servidores municipais de Itapoá
Nessa quinta-feira, dia 09 de junho, a Prefeitura de Itapoá divulgou uma nota pública dando conta de que seus servidores municipais estariam retornando às atividades devido a uma decisão liminar proferida pelo desembargador Nelson Schafer Martins. Além disso, Martins determinou que os servidores devem elaborar uma escala de trabalho que…
Em "Educação"
Prefeitura de Itapoá divulga levantamento sobre tratamento fora de domicílio
Todos os meses, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapoá encaminha dezenas de pacientes para realizarem consultas médicas, exames e cirurgias fora do Município. Trata-se do chamado TFD (Tratamento Fora do Domicílio) que foi instituído por uma portaria da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde e visa…
Em "Saúde"
Jornalista pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), já trabalhou em veículos de comunicação em Santos (SP), editoras de revistas de Balneário Camboriú e Itajaí. Atualmente, integra a equipe de jornalismo do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias.
Publicar comentário