Pronto Atendimento é informatizado, visando aprimorar o atendimento

A unidade de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas de Itapoá informatizou o atendimento aos pacientes com o sistema de prontuário eletrônico. Com isso, o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do município ganhou qualidade e rapidez, segundo a Prefeitura.

Os pacientes atendidos no PA têm seus dados armazenados em um prontuário eletrônico, o qual garante acesso imediato às informações por meio de um sistema informatizado e integrado, pois permite os médicos visualizarem, no consultório, todo o histórico de consultas do paciente na unidade. Esse fato possibilita uma avaliação precisa e um tratamento de qualidade.

Foi instalado também, um sistema de som que alerta as pessoas na sala de espera e indica para qual consultório devem seguir. A Prefeitura divulgou que, com isso, além de prestar um serviço de qualidade, o tempo para realizar o atendimento passa a ser menor se comparado ao sistema anterior, o que proporciona uma maior rotatividade de pacientes no local.

Segundo dados da Coordenação do PA de Itapoá, 2.972 atendimentos foram realizados na unidade no mês de junho. O PA conta com dois médicos plantonistas a cada turno de 12 horas; quatro técnicos de enfermagem; um enfermeiro plantonista; um técnico de radiografia; uma recepcionista; um agente de serviços gerais e um motorista. Quatro ambulâncias, uma delas entregue recentemente pela Prefeitura.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Poder Executivo, foi investido cerca de R$ 2,75 milhões para firmar convênio com o Vidas Instituto de Assistência à Saúde, cujo valor está sendo pago em 12 prestações.

Na página da Prefeitura de Itapoá no Facebook, alguns elogiaram a iniciativa, como é o caso de Tania Mazetti que comentou que esteve há 15 dias sendo atendida no PA. “Fomos muito bem atendidos. Parabéns, ficou muito bonito e organizado”, elogiou. Por outro lado, também há os mais críticos, a exemplo do comentário de Mayara Castro, que considera que ainda é preciso melhorar o atendimento. “Ótimo! Parabéns! Agora só falta atendimento humanizado. Não estou generalizando, mas as reclamações existem e não devem ser ignoradas’, considera ela. Por fim, a expectativa é de que novas melhorias sejam realizadas e efetivamente percebidas na Saúde de Itapoá. Essa, inclusive, é a torcida de Nilva Speck. “Tomara que melhore cada vez mais. Parabéns para Itapoá”, comentou ela na postagem da Prefeitura sobre o tema.

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Luana Cristina

Jornalista pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), já trabalhou em veículos de comunicação em Santos (SP), editoras de revistas de Balneário Camboriú e Itajaí. Atualmente, integra a equipe de jornalismo do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias.

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