Prefeitura anuncia Audiência Pública do Plano Municipal de Mata Atlântica e do Zoneamento

Dando continuidade ao processo de participação popular na elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica de Itapoá (PMMA) e do Zoneamento Ecológico Econômico Municipal (ZEE), a Prefeitura de Itapoá, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, convida toda a comunidade para participar de Audiência Pública que tem por objetivo a apresentação da versão final do PMMA e do ZEE.

Local: Casa da Cultura, sito a esquina das Ruas Wellington Rodrigues Junqueira e Honório Parra, loteamento Príncipe
Data: 16/08/2018
Horário:
16h =
Apresentação e discussão do ZEE;
19h = Apresentação e discussão do PMMA.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e também das mais ameaçadas do planeta. Hoje, restam somente algo em torno de 12% da floresta que existia originalmente.

Aproximadamente 70% da população brasileira vive na Mata Atlântica, e a influência desse bioma está nas ações mais básicas do dia a dia. A qualidade do ar e da água, a regulação do clima e a saúde do solo dependem diretamente dos remanescentes dessa floresta, que também é fonte de recursos e matérias-primas essenciais à economia do País, para atividades como a agricultura, a pesca, o turismo, a indústria, e a geração de energia.

O principal instrumento de planejamento local do bioma é o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.

 

Plataforma Digital – WebGis

A Plataforma Digital WebGis é parte integrante das estratégicas de engajamento social e acesso à informação concebidas dentro do processo de elaboração do PMMA e da atualização do ZEE, visando oportunizar aos cidadãos itapoaenses um poderoso instrumento que possibilita a interação mais simples e objetiva com as ações propostas.

Várias são as definições técnicas do WebGis, mas pode-se resumir essa ferramenta como sendo um sistema de informações geográficas básicas que permite ao usuário consultar de modo interativo informações georeferenciadas sobre uma determinada área

No sistema, o usuário tem a possibilidade de manipular diferentes níveis de informação (Camadas – Menu superior lateral direito), comparando os dados disponíveis de acordo com seu interesse ou necessidade.

O sistema está disponível, clicando aqui.

Dúvidas sugestões e críticas podem ser feitas pelo telefone (47) 3443-2780 ou, ainda, pelo email: semai@itapoa.sc.gov.br

Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook