Carlos Henrique fala de seu trabalho na Prefeitura em entrevista ao Itapoá Notícias

No período de 11 a 27 de julho, por motivo de férias do prefeito Marlon Neuber, a Prefeitura de Itapoá foi administrada pelo vice-prefeito Carlos Henrique. Para conversar sobre esse período e também acerca de aspectos gerais da atual Gestão Municipal, Carlos concedeu a seguinte entrevista ao Itapoá Notícias:

Itapoá Notícias: como tem sido desempenhar o papel de vice-prefeito municipal?

Vice-prefeito Carlos Henrique: constitucionalmente, o único papel do vice é assumir o de prefeito enquanto ele estiver ausente. Mas como nós pregamos, em nossa campanha, que o Município teria dois prefeitos, que a gente faria uma gestão compartilhada, é isso que estamos exercendo. As pastas que eu tenho mais conhecimento, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Obras, eu coordeno. Marlon e eu sempre trocamos ideia sobre diversos assuntos, e a forma que nós encontramos de compartilhar a gestão foi essa. Eu acabei assumindo mais responsabilidades nas pastas que é da minha formação e o restante fica com ele, mas trocamos ideia em todos os sentidos.

IN: percebemos, nas redes sociais, considerável número de críticas à Gestão Municipal. Como vocês lidam com isso?

Carlos Henrique: é tudo uma sequência. Uma coisa é consequência da outra. Antes de começarmos nossa gestão, fomos em todos os bairros, perguntando para toda a população quais eram as prioridades. Dessas prioridades, fizemos o nosso plano de governo, com a responsabilidade de colocar o que a gente considerava ter condições de fazer. Nestes quatro anos, o foco da Gestão é completar o plano de Governo. O que percebemos é que houve uma expectativa muito grande da população, mesmo a gente falando em nossas reuniões que as coisas não iriam mudar de uma hora para a outra, que isso demanda tempo. Temos que ter tranquilidade para lidar com as críticas. Quem desempenha função pública sabe que será criticado. Todo mudo concorda que é necessário planejamento, mas muitos reclamam que a gente só faz projeto, que isso não é obra, mas não existe obra sem projeto. Resolver todos os problemas de Itapoá, não vamos, mas o que prometemos estamos cumprindo. Acredito que chegamos em um ponto no qual as mudanças estruturais que tínhamos que fazer já foram feitas. Logo, vamos começar a colher os frutos dessas mudanças. Temos calma e tranquilidade para lidar com as críticas. Estamos em um momento no qual a população está insatisfeita com os políticos. Precisamos resgatar a credibilidade e isso acontece cumprindo o que foi prometido.

IN: entre expectativas e realizações, o que você esperava que já estivesse solucionado neste momento de Gestão, mas não foi possível?

Carlos Henrique: eu achei que conseguiríamos substituir o parque de máquinas mais rápido. E não foi só a questão da aquisição das máquinas, mas a gente está com uma dificuldade de espaço. Estamos procurando uma área própria para investir. Eu gostaria que estivesse mais avançado. A burocracia para fazer o leilão, tirar uma máquina velha, é um sufoco. Compramos dois caminhões e optamos por fazer um financiamento. A Prefeitura não tem nenhum financiamento e como abriu essa linha do Banco do Brasil para máquinas e equipamentos, a gente fez essa opção. O financiamento é interessante, porque sobra recurso para comprar outras coisas, visto que a Secretaria de Obras tem bastante demanda. Só que esse processo envolve muita burocracia. Isso, eu gostaria que tivesse mais avançado, mas está bem encaminhado.

IN: como você vê a aprovação da criação de cargos pela Câmara de Vereadores?

Carlos Henrique: eu não vejo problema nenhum. O problema é ter gente que não tem competência e não trabalha. Agora, ter os cargos e colocar gente para prestar serviços, eu não vejo problemas. Se queremos evoluir a cidade, precisamos colocar gente para trabalhar. Um projeto que aprovamos recentemente criou 40 cargos, mas não vamos colocar todos de uma vez. A Prefeitura vai abrir concurso ou chamar cargo comissionado conforme a demanda for aparecendo, mas não podemos mandar toda vez um projeto para a Câmara. Estamos com o cuidado de ter uma equipe mais técnica o possível. Temos um bom relacionamento com a Câmara, porque eles dão um suporte para a Prefeitura. Foi conquistada uma base na época das eleições, de maneira legítima. O vereador da nossa base também fiscaliza. Ele está aqui na minha sala e do Marlon cobrando direto, pois não precisa ficar colocando nas redes sociais. Ele também está atuando nos requerimentos.

IN: como foram os seus 15 dias no cargo de Prefeito?

Carlos Henrique: as pessoas perguntam muito o que eu fiz nesses 15 dias e foi bastante coisa. Vistoriamos e nos reunimos com as construtoras das obras da Educação, mais precisamente a creche na Barra e as escolas no Pontal e no Saí Mirim; recebemos o Estudo Conceitual de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Modular na Barra do Saí, para viabilizar a regularização fundiária da comunidade pesqueira; recebemos o laudo arqueológico do Cemitério Itapema para a elaboração do Projeto do Memorial dos Pioneiros; reunimo-nos com a Secretaria de Meio Ambiente de Garuva; reunimo-nos com o Registro de Imóveis para tratar sobre a regularização da Gleba I e II; vistoriamos a obra da arquibancada do Campo de Itapema e a reforma da Quadra do Samambaial; vistoriamos o novo ensaibramento que está sendo testado nas ruas da Barra do Saí; assinamos convênio da Prefeitura com o Porto de São Francisco do Sul para elaboração do Estudo de Jazida necessário à complementação do Projeto de Recuperação da Orla; aprovamos o Marco Regulatório dos Conselhos Municipais; aprovamos a nova estrutura administrativa do Poder Executivo; alteramos a estrutura do Plano de Cargos e Carreiras do Poder Executivo; finalizamos as pendências do Projeto de Lei do Plano de Saneamento Integrado; implementamos o Banco de Dados Ambientais Municipal; reunimo-nos com o Conseg para discutir sobre a iluminação pública, limpeza de lotes e identificação das vias; reunimo-nos com a Acita [Associação dos Corretores de Imóveis de Itapoá], CEAI [Centro de Engenheiros e Arquitetos de Itapoá], Acini [Associação Comercial e Industrial de Itapoá] e CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas] para discussão e aprovação da minuta do Termo de Compromisso encaminhado ao IMA [Instituto de Meio Ambiente], visando o desembargo dos loteamentos Verdes Mares, Itapoá e Princesa do Mar; finalizamos o PMMA [Plano Municipal de Meio Ambiente] e ZEE [Zoneamento Ecológico Econômico] para audiência pública; encaminhamos à Câmara, o Projeto de Lei de Adoção de Espaços Públicos; decretamos um terreno de utilidade pública para a ampliação da sede administrativa do Poder Executivo Municipal; decretamos de utilidade pública um terreno para a Polícia Rodoviária Estadual; protocolamos um termo de compromisso para o desembargo dos loteamentos Verdes Mares, Itapoá e Princesa do Mar junto ao IMA, antiga Fatma [Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina]; emitimos e autorizamos para licitação o Projeto e Estudo Ambiental do Molhe de Pedra e Dragagem da Boca da Barra do rio Saí Mirim. Enfim, foi bastante coisa em pouco tempo.

IN: que mensagem você deixa para a população de Itapoá e para quem visita o Município?

Carlos Henrique: apesar do momento que passamos politicamente no Brasil, que é muito triste, não percam a esperança. O que nos comprometemos a fazer aqui, estamos trabalhando de manhã até a noite. As coisas estão dando certo, porque vai sair e vai acontecer o que prometemos. Só precisamos de um pouco mais de tempo e paciência.

FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC.

Avatar

Equipe Tribuna de Itapoá

Fundada em 2014, o site jornalístico Tribuna de Itapoá integra o mesmo grupo empresarial do jornal Itapoá Notícias desde fevereiro de 2017, o que viabiliza diversas ações de parceria entre os dois veículos de comunicação. Há, ainda, a parceria com a fanpage Praia De Itapoá SC, página de Itapoá com o maior número de seguidores no Facebook (ultrapassando a marca dos 56 mil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook