Corais adulto Vozes da Babitonga e infantil Sementes do Amanhã iniciam nova temporada

Na noite dessa sexta-feira, dia 17 de agosto, o Coral adulto Vozes da Babitonga e o Coral infantil Sementes do Amanhã, ambos de Itapoá, deram início aos trabalhos de mais uma temporada de ensaios e apresentações. Trata-se do período 2018/2019, que marca o quarto ano de trabalho do grupo adulto e o terceiro do infantil.

Após os respectivos processos de seleção, o Coral Vozes da Babitonga recebeu 12 novos integrantes, somando agora 44 no total, enquanto o Coral Sementes do Amanhã passou a contar com mais seis, somando 32.

Já na primeira noite da nova temporada, os dois grupos passaram a ensaiar o repertório de Natal, que será o foco das apresentações de final de ano.

De acordo com a Escola de Música Tocando em Frente, que coordena os dois corais sob o patrocínio do Porto Itapoá, esse é um momento muito importante, pois os novos integrantes e repertório renovam o ânimo do grupo. Muitos procuram o coral por já terem amigos no grupo, outros por terem assistido o trabalho nas apresentações musicais. Muitos já cantaram em corais de outras cidades ou sempre tiveram o sonho de participar de um. Tudo isso, no entendimento da Escola de Música, acaba oxigenando o grupo através da vontade de todos os participantes em realizar um bom trabalho.

Helmuth Kirinus (o professor Mutti), proponente dos dois projetos que viabilizam ambos os corais de Itapoá, expôs sobre os dois grupos, explicando que eles são viabilizados graças a incentivo fiscal, ferramenta de gestão participativa em que a iniciativa privada, sociedade civil e governo federal, em conjunto, podem realizar atividades culturais via lei Rouanet. Segundo ele, o recurso para trazer os profissionais qualificados para essa realização vem do patrocínio integral do Porto Itapoá, através desse incentivo fiscal. “A Escola de Música Tocando em Frente entra com a elaboração e aprovação do projeto, assim como a coordenação executiva dele. Consultada com antecedência no momento da aprovação do projeto, a Prefeitura Municipal concorda e empresta o espaço da Casa da Cultura para os ensaios”, detalha.

Além de desejar as boas vindas e agradecer o apoio dos pais, responsáveis e coristas nas duas últimas apresentações realizadas na recente inauguração da primeira fase de ampliação do Porto Itapoá, a coordenadora executiva dos corais, Luci Kirinus, orientou os coristas sobre as normas de frequência, as datas de apresentações e outros detalhes para o bom andamento e organização dos ensaios.

O maestro Rafael Daniel Huch, por sua vez, desejou as boas vindas aos novos integrantes e falou da importância da assiduidade nos ensaios e apresentações. “Este trabalho é uma realização de todos”, explicou ele, que está na direção artística das vozes. “A qualidade do resultado depende do empenho em conjunto de todos”, concluiu.

À Tribuna de Itapoá, o maestro Rafael Huch, a regente Karla Huch e os coordenadores dos Corais, Helmuth e Luci, contaram estar muito contentes com os resultados conquistados até aqui. Trata-se de um trabalho inédito em Itapoá, tanto no que diz respeito à utilização do incentivo fiscal da Cultura, como na inauguração de um coral adulto aberto à toda comunidade e também o primeiro coral infantil seguindo esse mesmo formato. “Esse contentamento vem também do apoio contínuo, integral e exclusivo do Porto Itapoá a esses e outros projetos culturais na nossa cidade. Ambos os projetos, para suas execuções até o final de 2019, já estão aprovados e homologados pelo Ministério da Cultura e possuem 20% do valor já aportado – pré-requisito para os projetos culturais garantirem sua homologação final no Ministério da Cultura. No entanto, enquanto isso era um sonho, uma ideia ou até algo ainda incipiente, esses projetos não possuíam a visibilidade que adquiriram hoje. A partir deste momento, eles precisam, mais do que nunca, serem abraçados, acolhidos e valorizados pela comunidade, iniciativa privada e administração pública, como um patrimônio cultural de Itapoá que necessita ser cuidado e preservado. A partir do momento em que algo ganha corpo e destaque pode se tornar, também, alvo de iniciativas que veladamente tentem enfraquecer o trabalho realizado. Como o lucro social gerado pelos corais de Itapoá é incomensurável, esse cuidado e preservação são imprescindíveis e de responsabilidade ética de toda uma cidade”, salientou o gestor cultural Helmuth Kirinus.

Assim como no ano passado (2017), a organização dos corais já antecipou logo no primeiro encontro a sua agenda para as apresentações de fim de ano 2018. Confira as datas, horários e locais:
– 30 de novembro, às 20h, na Prefeitura Municipal de Itapoá;
– 07 de dezembro, às 20h, na Igreja Matriz;
– 14 e 15 de dezembro, às 20h, no Porto Itapoá.

Todos estão convidados a prestigiar essas apresentações cujas entradas são gratuitas.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook