Respeitar e ser respeitado, por Thiago Gusso

Algo que vemos cada vez menos nos dias atuais são atitudes respeitosas entre as pessoas. É impressionante perceber o quanto perdemos a capacidade de se importar com o próximo, de oferecer a ele aquilo que esperamos que ele nos ofereça. Estamos sempre criticando as atitudes alheias, sem olhar para dentro de si, sem fazer uma autoavaliação. Quase sempre, o que recebemos do mundo é o que oferecemos a ele.

Pessoas educadas e que carregam consigo respeito e consideração são cada vez mais raras. Quando falo de respeito, refiro-me a algo que vai muito além das nossas obrigações do dia-a-dia, algo relacionado à educação, à nossa relação com o próximo, a ter apreço e querer bem as pessoas. Falo de zelar pelas relações que temos, seja qual for. Respeitar, para além dos gestos que demonstram a prática, é questão de caráter, de ética pessoal, algo que infelizmente está se perdendo.

Há um ditado bastante usual que diz “respeitar para ser respeitado”. E ele faz todo o sentido. As pessoas esperam o respeito antes de respeitar, quando na verdade, respeitar e ser respeitado deveria ser algo simultâneo e não condicionante.

Por mais respeito, antes de mais nada, precisamos nos avaliar e descobrir em que estamos falhando nesse sentido. Momentos de mau humor, todos temos, mas é preciso saber lidar com eles, de forma que tenham o menor impacto possível em nossas relações interpessoais, porque ninguém é obrigado a aturar esses nossos momentos. Quando esse mau humor chega ao ponto de não nos importamos se os outros vão gostar ou não do que falamos ou fazemos, passamos a nos desrespeitar e a reação de revolta, rancor e antipatia de quem está ao nosso redor é inevitável. Trata-se do que popularmente chamamos de “bola de neve”, pois essa amargura vai contagiar todos ao nosso lado e isso não tem como terminar bem. Você vai receber o que ofereceu e, muito provavelmente, em maior quantidade. Por isso, respeitar vai além de fazer bem aos outros, porque faz bem também a quem respeita.

Diretamente ligada ao respeito, está a empatia, nossa capacidade de sentir o que o outro sente. Isso é muito importante para que seja respeitado o espaço/momento de cada um. É preciso entender quando o outro não quer conversar, quando diz não, enfim… Respeitar vai muito além de simples definições e práticas. Trata-se de um eterno aprendizado de vida. Respeitar também é estacionar o carro corretamente na vaga para não atrapalhar o próximo, não ouvir som alto em locais e/ou horário proibidos, não cortar fila, dar lugar aos mais velhos, entre tantas e inúmeras outras atitudes, que envolvem o respeito profissional e a consideração pelo trabalho alheio. Antes de qualquer julgamento sobre cargos e funções, lembre-se que você também trabalha para alguém (seu chefe, público, cliente, etc.) e gostaria de receber o respeito desses. Da mesma forma, todos os outros profissionais também esperam isso de você.

Respeito não é um monte de regras a se decorar, basta usar o bom senso. Sempre vai valer à pena, porque as consequências de respeitar e ser respeitado são surpreendentes.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook