Itapoá Saneamento alerta para fraudes no sistema de abastecimento de água

As ligações irregulares (os populares gatos) usadas para furtar água da rede de abastecimento são consideradas crime. Ao ser comprovada a fraude pelo fiscal da Itapoá Saneamento, a ligação irregular é desfeita, o cliente paga multa, arca com o consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida e ainda assume os custos de instalação de uma caixa abrigo (utilizada para acomodar os hidrômetros nos imóveis, facilitando a acesso à leitura e garantindo a segurança do equipamento) e de uma ligação nova. O consumidor que frauda a rede de água responde por crime de furto, segundo o artigo 155 do Código Penal.

Com o objetivo de coibir as fraudes, evitando assim a contaminação da água potável distribuída pela rede de abastecimento, a Itapoá Saneamento realiza periodicamente a operação “Caça Fraudes”. Desde 2016, já foram feitas aproximadamente três mil fiscalizações e identificadas 743 irregularidades.

O diretor operacional da Itapoá Saneamento, Antonio Hércules Neto, explica que a fraude no sistema de água é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. “Essa violação traz inúmeros prejuízos, pois compromete seriamente o abastecimento de água no Município, causando despressurização e contaminação da rede. Nossa maior preocupação em combater as fraudes é garantir a qualidade da água que chega às residências e aos estabelecimentos comerciais da Cidade”, ressalta.

Assim como a ligação clandestina, que aumenta o risco de contaminação da água distribuída pela rede de abastecimento, os poços artesianos também representam riscos à saúde da população. Isso porque nem sempre o poço capta água de um aquífero, mas de um lençol freático superficial mais suscetível a sofrer contaminação do solo, o que pode afetar a qualidade da água. De acordo com o regulamento dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto de Itapoá, é obrigatória a ligação de todas as edificações às redes de abastecimento nas áreas que contam com sistema de distribuição instalado.

A supervisora comercial da Itapoá Saneamento, Jaqueline Martimiano, explica que na campanha de combate às fraudes, o apoio do cidadão é fundamental, principalmente para a realização de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 0800 643 2750.

A Itapoá Saneamento informa e orienta a população quanto aos riscos de contaminação da água e está à disposição de todos os clientes que possuem irregularidades e gostariam de regularizar sua situação. Para isso, basta procurar a concessionária.

O SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30 e está localizado na Rua Lindóia, 328, Itapema do Norte. A concessionária disponibiliza também o atendimento pelo aplicativo WhatsApp (47) 99640-1226 e pelo email: atendimento.itapoa@itapoasaneamento.com.br

Da Itapoá Saneamento.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook