Guarda-vidas atendem ocorrência de afogamento de criança no Rio da Barra

Por volta das 16h15 dessa sexta-feira, guarda-vidas e bombeiros de Itapoá atenderam uma ocorrência de afogamento em rio na Barra do Saí.

Populares se dirigiram apressadamente ao posto guarda-vidas mais próximo da área do afogamento para relatar aos guarda-vidas que uma criança de três anos de idade havia submergido na água. Do posto guarda-vidas, não se tinha visibilidade do rio, ficando a mais de 500 metros do local.

Imediatamente, dois guarda-vidas dirigiram-se para o rio, onde encontraram a criança já retirada da água, mas apresentando grau 6 de afogamento, o mais grave de todos, que é quando já há parada cardiorrespiratória, representada pela falta de respiração e de batimentos cardíacos.

Prontamente, os guarda-vidas deram início aos procedimentos de recuperação de afogados e após a realização de um ciclo completo de RCP (Recuperação Cardiorrespiratória), a vítima voltou a ter sinais vitais, ficando em grau 4 de afogamento, que é quando a vítima aspira quantidade considerável de água e a consciência dela varia de agitação ao coma, apresenta taquicardia e um quadro de hipotensão ou choque.

Em seguida, os bombeiros militares chegaram, trazendo consigo a ambulância ASU (Auto Socorro de Urgência).

Relatos das pessoas presentes no local dão conta de que a criança sumiu quando o pai foi atender o filho mais velho. O bebê rapidamente afundou, ficando submerso por cerca de dois minutos, até que populares entraram no rio, cuja água é muito escura. Uma das pessoas presentes sentiu algo tocar o seu pé e reparou que era a vítima submersa.

A criança foi imediatamente retirada da água sendo que logo em seguida os guarda-vidas chegaram ao local. Os bombeiros conduziram o paciente até o PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá, deixando-a aos cuidados da equipe médica.

Informações de populares dão conta de que em seguida, a criança foi conduzida ao Hospital Infantil em Joinville pelo Helicóptero Águia, já consciente.

Imagem de arquivo e ilustrativa.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Guarda-vidas atendem ocorrência de afogamento de criança no Rio da Barra

  • Avatar
    18 de fevereiro de 2019 em 10:20
    Permalink

    Temos o que comemorar ao menos esses heróis trabalham por amor a profissão que escolheram e ao próximo.

    Resposta
  • Avatar
    18 de fevereiro de 2019 em 10:18
    Permalink

    Parabéns aos valorosos componentes do corpo de bombeiros pela dedicação e importância das técnicas empregadas neste caso foi providencial e nos enche de orgulho os trabalhos desses heróis brasileiros.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook