ACINI realiza “Café com Autoridades” com o prefeito Marlon Neuber

A ACINI (Associação Empresarial de Itapoá) realizou nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, a primeira edição do evento “Café com Autoridades”. A proposta da entidade é criar um ciclo de encontros com as principais autoridades municipais e regionais para tratar de temas que envolvam a classe empresarial de Itapoá.

Nessa primeira edição, o Prefeito Marlon Neuber foi o convidado e conversou com a diretoria e associados da ACINI por aproximadamente duas horas.

Marlon falou dos desafios enfrentados em sua gestão e pontuou as ações planejadas para os próximos dois anos, dentre elas a revitalização das avenidas Celso Ramos e André Rodrigues de Freitas.

Pela Associação, o foco dos empresários representados no encontro se norteou em três temas. Pro-atividade do Poder Executivo no atendimento aos empreendedores, explicitando bem a questão dos processos de licenciamento ambiental e a burocracia em alguns trâmites internos na Prefeitura, que tendem a postergar, ou até mesmo suspender alguns investimentos. Outro ponto levantado pelos empresários foi a necessidade de implementação de um Plano de Mobilidade amplo e eficaz, que contemple a organização do tráfego de veículos pesados na Cidade, bem como as condições de desenvolvimento da área retroportuária de Itapoá, desde a Estrada José Alves até a rodovia SC-416. Os associados lembraram que o Município precisa criar condições para contemplar o desenvolvimento do Setor Logístico com o desenvolvimento da Cidade como um todo, criando, por exemplo, uma área de apoio aos caminhoneiros na zona retroportuária.

Por fim, um tema de grande debate no setor produtivo do Município também foi levado ao Prefeito. A organização do sistema tributário. Os empresários colocaram as dificuldades criadas com as mudanças legislativas nos dois últimos anos, que elevaram tributos e inviabilizaram alguns negócios. Citaram que algumas áreas, impedidas de serem desmembradas ou caracterizadas com alguma vocação específica, imprópria para grandes empreendimentos, chegam a pagar quase 300 mil reais de IPTU por ano, sem sequer terem perspectiva de geração de caixa, o que leva o tema, necessariamente, a trânsitos judiciais, o que não representa ganho para o empreendedor e, muito menos ao Município, que precisará aguardar a decisão judicial para conseguir ter acesso aos recursos em caso sucesso.

Houve, por parte do Prefeito, um entendimento de que todos os pontos levantados são de extrema importância à classe empresarial e que a Prefeitura se colocaria à disposição para receber novas contribuições da Associação.

Para a ACINI, é positivo o fato de o Poder Público ouvir as principais demandas do setor produtivo, uma prática cada vez mais frequente na maior parte dos municípios. Ao longo do ano, essa dinâmica deve ser estendida para outras autoridades e a perspectiva é que a próxima edição do “Café com Autoridades” seja com os representantes do Poder Legislativo Municipal.

Da ACINI, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook