Itapoá está 100% balneável no último relatório de balneabilidade da temporada 2018/2019

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nessa sexta-feira, dia 29 de março, o último relatório semanal de balneabilidade referente à temporada 2018-2019 – de abril a outubro, as análises seguem sendo realizadas e os relatórios divulgados, porém mensalmente. Segundo as coletas, realizadas de 25 a 29 de março em todo o Estado, a qualidade da água do mar para banho humano teve melhora em Santa Catarina, chegando a 74,7% de balneabilidade.

Em Itapoá, os quatro pontos analisados estão próprios para o banho. Ou seja, há 100% de balneabilidade. No restante do litoral, dos 225 locais averiguados, em 167 recomenda-se o mergulho. Em relação ao relatório anterior, 16 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e quatro de próprio para impróprio em todo o Estado. Em Itapoá, o único ponto irregular durante a temporada e que aparecia como impróprio desde o relatório divulgado no último dia 02 de fevereiro, passou para próprio. Trata-se do Ponto 1, localizado na Rua 650, balneário Brasília. Os outros três pontos analisados (nos balneários Barra do Saí, Paese e Palmeiras) permaneceram balneáveis durante toda a temporada.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

A partir de agora, as coletas são realizadas mensalmente, com exceção de Balneário Camboriú onde as amostras e resultados permanecem semanais por determinação judicial. O IMA reforça que os banhistas, mesmo na baixa temporada, consultem o site de balneabilidade, especialmente o histórico, para o amplo conhecimento da situação de cada praia.

Balneabilidade 2018-2019

A temporada 2018-2019 chegou com novidades para a balneabilidade realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Cada vez mais moderno, o IMA lançou o site específico para consulta sobre a qualidade da água do mar para banho humano. Desde que foi ao ar, em 1º de dezembro de 2018, o portal recebeu a visita de 125 mil usuários.

Novos pontos

Além do site balneabilidade, o IMA aumentou o número de pontos analisados em todo o litoral, passando de 215 para 229. Foram 10 pontos a mais em Florianópolis e quatro no restante do litoral. Itapoá, porém, continua com os mesmos quatro pontos de análise (balneário Palmeiras, balneário Brasília, balneário Barra do Saí e balneário Brasília).

 

Clique aqui para conferir o último relatório de balneabilidade semanal da temporada 2018/2019 divulgada pelo IMA nesta sexta (29/03).

 

Do IMA, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Prefeitura de Itapoá / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook