Público lota Câmara de Itapoá para prestigiar solenidade do Corpo de Bombeiros local

Na manhã deste sábado, dia 27 de julho, a Câmara de Vereadores de Itapoá esteve lotada para uma solenidade que contou com oito atos: entrega de veículo; entrega de título honorífico de Amigo do Bombeiro; entrega do certificado de parceiro do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá; entrega de medalha aos bombeiros militares; entrega de elogio de bombeiros militares e bombeiros comunitários; e formatura do Primeiro e Segundo Curso Básico de Atendimento a Emergências 2019.

Diversas autoridades estavam presentes, entre as quais comandantes do Corpo de Bombeiros da região; o Prefeito de Itapoá, Marlon Neuber; o presidente da Câmara de Vereadores local, Geraldo Weber; vereadores, secretários municipais, entre outras. Também prestigiaram o evento, representantes da imprensa, militares, bombeiros comunitários, amigos e familiares.

Após as formalidades de abertura da solenidade, o primeiro ato foi a entrega de uma viatura administrativa zero quilômetro, adquirida com recursos do convênio firmado entre Prefeitura de Itapoá e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, totalizando o investimento de R$ 52 mil. O carro, um Ford Ka, será utilizado para vistorias em edificações e demais serviços administrativos. O prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, fez a entrega simbólica da chave do automóvel ao subtenente bombeiro militar Gilberto Golin, vistoriador da Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá

O segundo ato foi a entrega do título honorífico Amigo do Bombeiro ao prefeito Marlon Neuber realizada pelo primeiro tenente Alexandre de Mello Rogge, comandante do Corpo de Bombeiros Militar local. Tal homenagem se deu em função da cooperação entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros em um estreito laço de camaradagem e companheirismo entre as instituições.

Em seguida, houve a entrega do Certificado de Parceiro do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá para Antonio Marsengo (presidente da Associação Bamerindus); Renan Schneider (chefe da equipe de segurança do trabalho do Porto Itapoá); Paulo César Ferreira Ramos (proprietário da Borracharia do Paulinho); Cleiton Koch (proprietário da Koch Movelaria); Marcio José Puglia de Mello e Fábio Vitalino de Almeida (proprietários da empresa Guinchos Say); e Ademir Luiz Brunetti (proprietário da pizzaria Obelisco). Esse certificado é uma demonstração de gratidão pelos esforços em auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá, entregue a personalidades da Cidade que através de atitudes realizam grande contribuição à Instituição.

O terceiro sargento BM Ricardo Vicente de Souza (por tempo de serviço); terceiro sargento BM Odair Greffin (por ação meritória); e cabo BM Paulo Kuchlik (por tempo de serviço) receberam medalhas de mérito. A entrega se deu pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá, tenente Rogge, acompanhado de amigos e familiares dos agraciados.

O terceiro sargento bombeiro militar Odair Greffin; o soldado bombeiro militar Luis Gustavo Bressan; o bombeiro comunitário Manoel Antonio de Mauro Dias e Silva; a bombeira comunitária Denise Nardino; a bombeira comunitária Tais Marina da Rosa Bolino; e a bombeira comunitária Jessica Priscilla Silva receberam elogios entregues como forma de reconhecimento pelos serviços realizados junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá, não só no desempenho da função, mas também pela pronta dedicação  em atividades administrativas e operacionais. A entrega simbólica foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, Geraldo Weber, e pelo soldado bombeiro militar Marcus Vinicius Ceschini Santos, coordenador do serviço comunitário do Pelotão de Bombeiros Militar de Itapoá.

Em seguida, foi realizada a promoção de bombeiros comunitários. Padrinhos e madrinhas fizeram a entrega de divisas de promoção aos recém promovidos. Foram 27 bombeiros comunitários promovidos em sete diferentes graduações. Ainda no ato de promoção, os bombeiros comunitários entoaram o grito de guerra da turma de bombeiros comunitários do ano de 2017 para prestarem uma homenagem a bombeira comunitária Joyce Kinczeski, falecida em 18 de fevereiro de 2019, que também estaria sendo promovida junto com os demais integrantes de sua turma.

Os bombeiros comunitários formados em dezembro de 2018 receberam seus fardamentos. Isso se deu após eles concluírem com êxito as 104 horas do CAAE (Curso Avançado de Atendimento a Emergências) e as 240 horas de estágio operacional. De acordo com o Corpo de Bombeiros Miliar, o fardamento que cada um recebeu não será uma simples veste, que se despe com facilidade, mas uma outra pele, que adere à própria alma. Foram formados 18 novos bombeiros comunitários, quais receberam o fardamento de seus padrinhos e madrinhas.

O oitavo e último ato oficial da solenidade foi a formatura do CBAE (Curso Básico de Atendimento a Emergências), cujas aulas, totalizando 40 horas, ocorreram de 22 de abril a 07 de junho deste ano (2019), na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá. A aluna Claudia Michele Roman de Souza, com média final 10, recebeu um prêmio por ter conquistado a primeira colocação do Curso. Ao todo, foram 48 formandos no CBAE, que receberam os certificados de conclusão de curso dos seus padrinhos e madrinhas.

Após o uso da palavra por parte de algumas autoridades, houve o tradicional batismo da água, com o banho dos recém-formados.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook