Metáfora e Conhecimento, por Mutti Kirinus

Imagine-se descrevendo uma fruta desconhecida. Você irá dizer que ela ‘parece com…’ ‘é semelhante à …’ ‘ela lembra…’  alguma outra fruta que todos conhecemos mas é diferente nesta e naquela característica.

Uma explicação de algo novo que nos falta uma definição comumente se inicia com um ‘ é como se’, é igual a…’ é parecido com…’ mas com características diferentes.

Isto acontece pois todo acréscimo de conhecimento parte do conhecido para o desconhecido.

 Este é o papel da metáfora e a sua importância. Etimologicamente metáfora significa transporte, transferência, onde através da imaginação fazemos a ponte do conhecido para o desconhecido e aumentamos a amplitude de nossa consciência. Isto acontece todo o tempo em nosso cotidiano.

Ora, e embora a metáfora e a imaginação fossem mal vistas pelas correntes positivistas presentes em nossa educação, justamente onde a linguagem tenta expressar o mistério humano, na poesia, ela tem o seu valor reconhecido.

Levantando novamente a bandeira da arte e associando a metáfora como ferramenta de conhecimento e sua ampliação, nela estaria escrito ‘metáfora e progresso’.

De um modo geral todos os segmentos da arte são na realidade uma metáfora da realidade que nos faz refletir sobre a mesma. Ou seja, uma peça literária, de teatro, musical, e ou das artes plásticas realizam um transporte a partir de elementos conhecidos criando uma nova realidade que nos mostra algo sobre o mundo e sobre nós mesmos (e nós somos sempre este ‘mundo’) que não entenderíamos sem esse transporte. Quanto maior o sucesso do artista neste sentido maior será o valor artístico da obra. Poderíamos mudar então o lema de nossa bandeira para ‘arte e progresso’.

Infelizmente a arte, a filosofia (também rica em metáforas), a reflexão, e a própria educação (mesmo a de caráter positivista e operacional mas que sempre deixa um espaço mínimo para a arte e filosofia) tem sido alvo de ataques e consequente desvalorização por interesse daqueles que não desejam uma ampliação da consciência que seria o único caminho seguro para o tão desejado progresso no seu sentido pleno.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

4 comentários em “Metáfora e Conhecimento, por Mutti Kirinus

  • Avatar
    2 de setembro de 2019 em 16:28
    Permalink

    Conheci Itapoá na década de sessenta. E desde então, acompanho seu crescimento. Em particular seu desenvolvimento cultural de maneira ampla, considerando todas as artes.

    É até espantoso vivenciar esse desenvolvimento tão rápido e sólido e com a participação e motivação cada vez maior da comunidade local.

    Mas não há como acontecer um movimento desses, sem contar um um gestor competente, motivado , visionário e persistente.

    O Mutti Kirinus, faz acontecer em Itapoá. Antes se preparou, buscou ótimas parcerias, chamou a comunidade que agora feliz colhe os primeiros bons resultados.

    O caminho é árduo, mas vale muito a pena. Vá em frente, meu amigo e sucesso.

    Resposta
  • Avatar
    31 de agosto de 2019 em 07:10
    Permalink

    A cada leitura um orgulho de gigantes. Sim, de gigantes. Certamente estou acordando imagens no leitor e eu mesma já vou indo por outros caminhos que me incitam a fazer costuras entre conhecimento, arte, metáforas. Vocês vem, estão sentindo, como um texto pode ser provocador, incitar ensaios, alinhavos de ações, projetos, devaneios, anseios, desejos. Se o autor aceita um desafio ( e que me desculpe a confiança) estes textos todos poderiam ganhar mais um espaço público de debates reflexivos com seus leitores. E quero ver a metáfora viva arejada no palco, com um auditório sedento de quero mais até o próximo texto. Parabéns, parabéns, tribuna de Itapoá por dar vez e voz a um pensador que desde tenra idade unia sabedoria e humildade. Se sou suspeita, nesta resposta ao texto, porque sou mãe? Capaz rsrsr… Sou suspensa em pensamentos pelo texto que acabei de ler.

    Resposta
    • Avatar
      31 de agosto de 2019 em 21:25
      Permalink

      Muito obrigado pelo prestígio, Glória. É uma satisfação enorme poder contar com os seus comentários em nosso modesto site Tribuna de Itapoá, assim como nos alegra poder compartilhar, neste mesmo espaço, das reflexões tão bem colocadas pelo Mutti. Gratidão a vocês sempre!

      Resposta
    • Avatar
      5 de setembro de 2019 em 14:12
      Permalink

      Com uma mãe dessas, que filho seria diferente…Parabéns pelo filho; pessoa da mais alta qualidade e competência… A cada texto vê-se claro a profundidade da caminhada pelos campos àridos, ora floridos da filosofia… Minhas sinceras congratulações!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook