Escritora Glória Kirinus traz para Itapoá importante reflexão sobre poesia e Educação

No próximo dia 21 de setembro, às 16h, a Escola de Música Tocando em Frente e o Centro Cultural IGG trazem para Itapoá, a escritora peruana Gloria Kirinus. Com o tema “Quando os poetas pensam Educação”, a convidada que também é poetisa pretende trazer reflexões prático-teóricas sobre a natureza poética da linguagem, que possibilita descobrir e criar assombros com a palavra. A relação prazerosa com a palavra, aproveitando o seu aspecto lúdico, infinito e poético, redimensiona o aprendizado, e o aprendido pelo canal do imaginário e do potencial crítico e criativo. Todos estão convidados para esse encontro, cuja entrada é livre e gratuita. Será no Espaço Cultural IGG, localizado na Avenida Brasil, 631, em Itapoá.

 

Sobre Gloria Kirinus

Gloria Mercedes Valdivia de Kirinus nasceu em Lima, Peru, e vive no Brasil desde 1970. Graduou-se em Turismo pela Escuela Nacional de Turismo em Lima (ENT) em 1971, em Letras-Português pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1986, em Letras-Espanhol pela UFPR em 1991, especializou-se em Literatura Brasileira pela UFPR em 1987, concluiu o mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) em 1991, o doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) em 1998 e o pós-doutorado pela Université Paris Descartes em 2014. Além de professora universitária, é tradutora literária e autora de livros bilíngues de literatura infantil e juvenil e de livros teóricos na área de Letras e Educação. Colaborou com páginas de poesia, crônicas e ensaios no Caderno G da Gazeta do Povo e já foi jurada, por mais de 10 anos, do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Criadora e ministrante da Oficina de Criação Literária e Pedagogia Poética Lavra-Palavra, recebeu o título Mérito da Educação no estado do Amapá e o prêmio Bosque de Leitura na cidade de Ponta Grossa (PR), entre outras distinções. É integrante da Federação Internacional de Educadores Freinet, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e membro do Conselho Consultivo do site de Leitura e Literatura Infantojuvenil.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook