“Tocando em Frente” aprova projetos e traz recursos do Estado para a Cultura de Itapoá

Novamente, a Escola de Música Tocando em Frente se destaca no trabalho de gestão cultural em Itapoá. A instituição – que já traz recursos para a Cultura da Cidade via Lei Federal de Incentivo, com o patrocínio do Porto Itapoá – obteve mais uma grande conquista no último mês de outubro, ao aprovar três dos quatro projetos que inscreveu no Edital Estadual de Fomento à Cultura Elisabete Anderle.

Concorrendo com 1.082 projetos de toda Santa Catarina, a Escola de Música Tocando em Frente, através das empresas Tocando em Frente, Kirinus Produções e Demarchi Produções, aprovou projetos nos segmentos da Música, Literatura e Cultura Popular.

Agora, os três projetos aprovados pelo Estado se juntam aos outros já desenvolvidos pela Escola integralmente em Itapoá: Noite Cultural, Coral Vozes da Babitonga, Coral Sementes do Amanhã, Orquestra Sua Majestade o Violão e Violão para Todos. Além disso, a Escola de Música coordena os Concertos Matinais que ocorrem na Cidade, através da Realização da Prefeitura local, e as atividades do Centro Cultural IGG.

Os recursos recém conquistados virão do Fundo Estadual da Cultura em forma de prêmio e serão utilizados para o cumprimento dos objetos culturais contemplados e pagamento dos profissionais necessários para sua execução. Os projetos Sua Majestade o Violão, Ecos da África e “Leitura – 3 Afluentes” contemplam oficinas de incentivo à leitura: contação de histórias, oficina de escrita literária, e de leitura dramática; aulas em grupo de percussão brasileira com matizes africanas; e apresentação musical em duo de violões com contextualização histórica. Todas as ações serão totalmente gratuitas para a população.

Conheça os três projetos contemplados:

Leitura – 3 Afluentes

Realizará a formação de leitores e o incentivo à leitura através de três perspectivas: a escrita literária, a literatura oral e a leitura dramática. Para isso, serão realizados três encontros da oficina Lavra Palavra, com Glória Kirinus; três encontros da oficina sobre O Narrador de Walter Benjamin e a Cultura Popular, com Helmuth Kirinus; e três encontros da oficina de Leitura Dramática – Texto em Cena, com Angela Finardi. Serão, no total, 30 vagas para cada oficina.  Todas as Oficinas acontecerão no Centro Cultural IGG.

Ecos da África

Realizará quatro meses de oficina sobre a origem, história, instrumentação, células rítmicas, técnica em cada instrumento e ensaio de repertório para duas apresentações didáticas de ritmos brasileiros com origem africana. Serão ofertadas 20 vagas totalmente gratuitas, parte do objeto do projeto no Centro Cultural IGG e mais 20 vagas gratuitas como contrapartida social na ACOPOF (Associação Comunitária do Pontal e da Figueira). No total, serão 40 vagas gratuitas para a sociedade, por ordem de inscrição, executadas pelo formado e experiente profissional da música, Ericson Francisco de Jesus Demarchi.

Sua Majestade o Violão

Realizará 18 apresentações musicais com palestras de formação de plateia para todas as escolas em Itapoá e uma apresentação aberta para a comunidade não escolar no Centro Cultural IGG, contando a história dos consagrados violonistas compositores brasileiros da primeira metade do século XX, precursores do violão instrumental e de concerto no Brasil. A interpretação de uma peça de cada compositor, em formato de duo de violões ou violão solo, serão executadas pelos violonistas Nicolau Schmidt Junior e Helmuth Kirinus.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook