Prefeitura de Itapoá assina ordens de serviço para a construção de salas de música nas escolas

Na tarde dessa quinta-feira, dia 12 de dezembro, foi realizada uma solenidade na Casa da Cultura de Itapoá para a assinatura de duas ordens de serviço que autorizam o início da construção de salas de música nas escolas municipais Ayrton Senna (Itapema do Norte) e Euclides Emídio da Silva (Barra do Saí). Há a previsão de uma terceira escola ser contemplada em breve, no caso a Escola Monteiro Lobato (no Samambaial). De acordo com o divulgado pela Prefeitura de Itapoá, o processo licitatório já está em andamento e nos próximos dias, a empresa com proposta vencedora para essa terceira obra deve ser homologada.

A ação faz parte do projeto Sala de Música, que foi idealizado pelo prefeito Marlon Neuber e vice Carlos Henrique Nóbrega no início do mandato, em 2017. A intenção é valorizar a produção cultural e estimular os jovens da Rede Municipal de Ensino a desenvolverem trabalhos artísticos e musicais em ambientes equipados e com profissionais qualificados.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura das ordens de serviço. o prefeito Marlon e o vice Carlos Henrique, além de secretários municipais, vereadores, gestores das escolas contempladas com a construção das salas, representantes do movimento cultural da Cidade, servidores públicos municipais e alunos do Projeto Contraturno Escolar.

“Cada Sala de Música terá 540 metros quadrados de área construída e a empresa que executará as obras na Ayrton Senna e na Euclides Emídio da Silva é a Susanne Sellge Eirelli ME, de Itajaí. Conforme previsto no edital de licitação, o início dos trabalhos ocorrerá em três dias corridos da emissão da ordem de serviço, ou seja, a partir de segunda-feira (16), e o prazo para a execução é de quatro meses”, divulgou a Prefeitura em nota.

De acordo com o Prefeito, os prédios que serão construídos nas escolas terão três andares cada um, com ambiente para aula de fanfarra no térreo, salas para aulas de instrumentos musicais com isolamento acústico no segundo andar e espaço para aulas de dança, teatro e artes marciais no piso superior.

“Temos várias pessoas envolvidas diretamente no processo de musicalização e isso precisa ser valorizado. No nosso entendimento, a música não tem barreira, não tem idade, não tem religião. Ela oferece uma linguagem que nos une. E como queremos uma cidade com alma, uma cidade que valoriza o ‘ser’ e não o ‘ter’, que valoriza o ‘ser’ e não o ‘aparecer’, continuaremos lutando para alcançar as nossas metas e objetivos”, ressaltou o prefeito Marlon.

Luiza Montalvão Bongalhardo, a secretaria de Educação de Itapoá, destacou o trabalho daqueles que estiveram a frente do projeto Sala de Música nesses três anos de trabalhos para a sua viabilização. “Esse projeto contempla os alunos do contraturno e, para que a gente consiga ter êxito no processo, pediria para que os alunos procurassem seus gestores no início do ano que vem [2020] para saber como podem fazer parte e se inscrever no Projeto. Para isso, precisamos do apoio dos pais, incentivando e contribuindo para que ele continue acontecendo. No dia a dia, são muitos profissionais envolvidos no processo”, afirmou.

O vice-prefeito Carlos Henrique aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos servidores da Educação, principalmente em relação ao Projeto. Ele disse estar emocionado com a realização do Projeto, um sonho seu que se concretiza, de acordo com ele. “Fiquei bastante emocionado com tudo o que foi mostrado aqui, vendo tudo isso acontecer porque sei que não é uma luta fácil. O Marlon sempre sonhou com esse projeto e batalhou muito pela sua concretização. Estejam certos de que não é um processo fácil. Mas o mais bacana é que ele é uma evolução de projetos anteriores, que não deram muito certo. Foi construído de forma diferente, elaborado por pessoas de Itapoá e com foco nas pessoas de Itapoá. Portanto, vocês [alunos] são o recheio do bolo e sem vocês nada disso estaria acontecendo”, concluiu.

Com informações de Jean Balbinotti, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook