Estudantes de Itapoá prestigiam muita música e história com o projeto Sua Majestade o Violão

Essa semana do dia 17 a 21 de fevereiro foi regada de muita música e história para os estudantes de Itapoá. Foram executados a esse público um total de 18 concertos que contaram a história dos violonistas precursores do violão brasileiro. Os estudantes presentes em grande número puderam ouvir interpretações ao vivo e conhecer a história de compositores como João Pernambuco, Canhoto, Dilermando Reis, Nicanor Teixeira e Villa Lobos.

Os concertos foram realizados na Casa da Cultura de Itapoá, onde os alunos estiveram presentes com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação, que acolheu o projeto com muito apreço.

Atraindo a atenção e a curiosidade para compositores consagrados do violão, o Projeto atingiu aproximadamente 1,5 mil estudantes da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Itapoá.

O fechamento do Projeto em Itapoá ocorreu com a realização de um concerto aberto à comunidade não escolar no Centro Cultural IGG, nessa sexta-feira, dia 21 de fevereiro. O projeto terá, ainda, a realização de mais uma apresentação, executando um concerto na Casa da Cultura de Joinville, para os alunos de música da EMVL (Escola de Música Villa Lobos) na noite do próximo dia 05 de março.

“Agradecemos o apoio e a receptividade dos funcionários da Casa da Cultura de Itapoá e dos professores presentes, que desempenharam papel fundamental nessa realização”, divulgaram os violonistas Helmuth Alfonso Kirinus e Nicolau Schmidt Junior que conduzem o Projeto.

Sobre o projeto Sua Majestade o Violão

Apresentações musicais com palestras de formação de plateia, contando a história dos consagrados violonistas compositores brasileiros da primeira metade do século XX, precursores do violão instrumental e de concerto no Brasil. A interpretação de uma peça de cada compositor, em formato de duo de violões ou violão solo, são executadas pelos violonistas Nicolau Schmidt Junior e Helmuth Kirinus. O projeto é realizado pela Escola de Música Tocando em Frente, com recursos conquistados junto ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Edital Estadual de Fomento à Cultura Elisabete Anderle.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook