Projetos ofertam aulas gratuitas de violão para iniciantes e já iniciados no instrumento

Dois projetos culturais realizados pelo Governo Federal via Lei de Incentivo Fiscal à Cultura (antiga Lei Rouanet), com o patrocínio da TGS, Golar Power e do Porto Itapoá, por intermédio da Escola de Música Tocando em Frente estão ofertando aulas gratuitas de violão em Itapoá. Para ambos os projetos, as inscrições vão até o próximo dia 23 de março e devem ser realizadas diretamente com a Escola de Música, pelo telefone (com WhatsApp) (47) 99904-5616 ou (47) 99740-8816.

O primeiro desses projetos é a “Orquestra Sua Majestade o Violão” que está com vagas abertas para novos integrantes. Trata-se de um projeto para estudantes já iniciados no violão e com técnica e leitura musical básica (partitura). Cumprindo com os pré-requisitos, o interessado em ingressar na Orquestra deve fazer sua inscrição e retirar a peça de confronto para apresentação na entrevista seletiva, que ocorrerá no próximo dia 28 de março. Nessa entrevista haverá, ainda, uma leitura à primeira vista e o candidato deverá tocar uma peça de livre escolha, preferencialmente de violão solo (de preferência a duas vozes: melodia e acompanhamento ao mesmo tempo). Os selecionados terão aulas individuais de rendimento gratuitas com o professor Mutti (Helmuth Kirinus) e participarão dos ensaios em grupo com os outros integrantes da Orquestra, já com o repertório das apresentações. Essas aulas e ensaios são realizados na sede da Escola de Música Tocando em Frente, localizada na Rua do Peixe, nº 305, bairro Itapema do Norte, Itapoá. A “Orquestra Sua Majestade o Violão” vem se consolidando no meio cultural regional, tendo já realizado apresentações em Joinville (Teatro Juarez Machado), em Curitiba (Centro de Educação em Artes Guido Viaro) e na Noite Cultural do Porto Itapoá, bem como participado de outros eventos locais. Após um intervalo de fim de ano, o grupo já tem data marcada para retornar às atividades em 2020.

O outro projeto que está recebendo inscrições é o “Violão para Todos”. No ano passado (2019), a ação contemplou mais de 30 alunos. Agora, amplia ainda mais a oportunidade de democratização de acesso ao estudo deste nobre e popular instrumento, o violão. Serão diversas turmas em locais e horários diferentes. Quatro na sede da Associação dos Pescadores Profissionais e Artesanais da Figueira e Pontal, no bairro da Figueira (Trapiche); outras quatro turmas na Escola de Música Tocando em Frente, em Itapema do Norte; duas no Centro Cultural IGG, bairro Itapoá; e duas na Barra do Saí. As aulas são totalmente gratuitas. Os interessados precisam ter, no mínimo, oito anos de idade, e possuir ou conseguir o violão para a prática. Além disso, é imprescindível muita vontade e disponibilidade para estudo diariamente. Não é exigido conhecimento prévio do instrumento.

Mais informações sobre os projetos na página da “Orquestra sua Majestade o Violão” e do “Violão para Todos” no Facebook ou pelos telefone (com WhatsApp) (47) 99904-5616 ou (47) 99740-8816.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Projetos ofertam aulas gratuitas de violão para iniciantes e já iniciados no instrumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook