Porto Itapoá adota ações de prevenção e cuidado contra a propagação do COVID-19

Desde o mês de janeiro, o Porto Itapoá vem acompanhando as notícias sobre os desdobramentos do COVID-19 no mundo. A partir deste período, o Terminal vem adotando todos os protocolos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, tanto na rotina operacional como na rotina administrativa da empresa.

No caso das operações de navios, o protocolo da ANVISA é muito claro e cita que, em caso de tripulação com manifestação de qualquer sintoma suspeito, é vedada a operação do navio.  Contudo, é importante ressaltar que o Porto Itapoá não é a primeira escala de navios. Antes disso, as embarcações atracam em grande parte no Porto de Santos e, pelo tempo de viagem dos navios, é muito provável que alguém infectado já seria identificado pelas autoridades neste porto.

Com os primeiros casos confirmados no Brasil e a caracterização como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, os esforços para prevenir a propagação do vírus foram intensificados.

Somando ações para contribuir com um ambiente focado na prevenção e, acima de tudo, tratar o tema com responsabilidade, o Terminal acionou algumas medidas nesta semana (16/3) como, suspender visitas de clientes, fornecedores e parceiros à empresa, ao mesmo tempo que suspendeu viagens de Colaboradores a outras regiões do País. As reuniões internas com mais de seis pessoas também estão suspensas temporariamente.

Para Colaboradores que tenham tido contato com pessoas que estiveram fora do País nas últimas semanas, também foi orientado para que permaneçam em casa por um período mínimo de 7 dias.

Pensando na prevenção e proteção aos colaboradores acima de 60 anos, outra determinação do Porto foi a dispensa dessas pessoas por um período inicial de 7 dias, evitando que sejam expostos a possível propagação do vírus. Da mesma forma, colaboradores acima de 50 anos com doenças crônicas também terão dispensas temporárias.

O Porto Itapoá desenvolveu uma cartilha que foi entregue a todos os Colaboradores que devem levar até seus familiares para conhecimento das melhores práticas para evitar qualquer tipo de propagação viral, válida não apenas para o COVID-19 mas para outras manifestações como Gripes, Resfriados, Rotavirus, etc. Este mesmo material também será entregue aos caminhoneiros que acessam o Porto Itapoá, visando atingir todos os públicos que chegam até a empresa.

Outra medida importante foi a antecipação das vacinas anti-gripe aos Colaboradores e familiares para março, quais inicialmente estava programada para maio.

Essas ações definidas pelo Porto Itapoá tem o objetivo inicialmente de conscientizar Colaboradores, Terceiros e Parceiros de Negócios com informações concretas e verdadeiras sobre o COVID-19 e seus desdobramentos. As medidas são de prevenção e cuidado, cuja finalidade é evitar a propagação do vírus.

O Porto Itapoá tem conhecimento das ações também adotadas por entidades, poder público e outras empresas de Itapoá, bem como busca o alinhamento com essas organizações adotando ações semelhantes no intuito de proteger a população do município como um todo.

Da Comunicação Corporativa do Porto Itapoá. FOTO: Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá / Arquivo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook