Médico do Porto fala das ações tomadas pela empresa em meio à pandemia do Covid-19

Nesse sábado, dia 29 de março, o Porto Itapoá divulgou um vídeo em que Raphael Mira, médico da empresa, aborda as ações tomadas pelo empreendimento relativas aos cuidados e prevenção contra a propagação do Covid-19.

No material audiovisual, o profissional de Medicina informa que o objetivo do vídeo é esclarecer a comunidade acerca de todas as medidas que eles estão tomando com a intenção de manter a operação segura em meio à pandemia do Covid-19. “Entre as primeiras medidas tomadas, está a dispensa de todos os colaboradores que estão presentes no grupo de risco. Acima de 60 anos, todos estão em casa e todos os acima de 50 que apresentam comorbidades”, explica o médico.

Raphael Mira informou, ainda, que, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas no Terminal, todos os colaboradores residentes fora de Itapoá também estão dispensados. Boa parte do administrativo do Porto está trabalhando em home-office. “Isso reduz muito o número de pessoas dentro do Terminal e o risco de contágio também reduz bastante”, garante. Com o mesmo objetivo, também foram suspensas reuniões, visitas externas, de clientes e de terceiros.

Aqueles que ficaram trabalhando estão bem cientes do momento sanitário e adotaram todas as medidas como a constante higienização das mãos, o evitar contatos pessoais durante o trabalho. Todo equipamento está sendo higienizado nas trocas de turno.

No Centro de Saúde do Porto, os atendimentos aos colaboradores estão mantidos. “Aqui, nós evitamos que esses colaboradores precisem utilizar o sistema de saúde de Itapoá. Na maior parte do tempo, eles têm acesso aqui conosco para esse atendimento. Nós também estamos priorizando as urgências, fazendo uma triagem à distância para poder evitar aglomerações de pessoas aqui em nossa sala de espera, que está respeitando o distanciamento”, conta.

Raphael Mira explica que o mesmo ocorre no refeitório do Porto, onde as mesas foram colocadas de maneira a afastar as pessoas. O buffet foi adaptado para que as pessoas recebam o prato feito, evitando a manipulação do alimento por todos os colaboradores que fazem a alimentação no Terminal.

Outra medida preventiva adotada pelo Porto é a avaliação de todos os colaboradores que retornam de férias, onde é observado se a pessoa viajou, para qual destino, e se apresenta algum sintoma do Covid-19, tudo para evitar que entre no terminal algum colaborador que possa estar doente.

O acesso dos caminhoneiros ao Terminal também está sendo triado por uma equipe de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de identificar possíveis caminhoneiros que estejam doentes ou febris.

“A comunidade pode ficar tranquila em relação ao Porto Itapoá. Nós temos noção do nosso papel importantíssimo neste momento, que é manter a infraestrutura, manter o transporte de cargas no Brasil, porque isso é crucial para minimizar os danos dessa epidemia. Nós também temos noção de que isso não pode ser negligenciado, a saúde dos nossos colaboradores e da nossa comunidade. E com todas essas medidas, a gente entende que está agindo da maneira adequada”, conclui o médico antes de se despedir no encerramento do vídeo.

Confira o vídeo na íntegra:

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook