Prefeito de Itapoá concede entrevista à Rádio Nativa sobre as ações em relação ao Covid-19

Uma última atualização da Secretaria Municipal de Saúde de Itapoá, às 11h dessa sexta-feira, dia 27 de março, deu conta de que há um primeiro caso suspeito de Covid-19 na Cidade. Além disso, são 21 pessoas monitoradas e nenhum caso confirmado da doença até então. “Siga atentamente nossas recomendações e tenha calma, isso tudo vai passar”, divulgou a Prefeitura de Itapoá em sua página no Facebook.

Prefeito Marlon concede entrevista ao Programa Descendo à Lenha da Rádio NativaAinda nessa sexta-feira, dia 27 de março, o Prefeito Marlon Neuber esteve na Rádio Nativa de Itapoá, onde concedeu uma entrevista ao programa Descendo à Lenha, da advogada Elaine Alves e do radialista Marcelo Moraes. Na ocasião, o prefeito respondeu a diversas perguntas feita pelos apresentadores do programa e pelo público que pode acompanhar ao vivo via “live” no Facebook.

Dificuldades

Marlon explicou que a maior dificuldade que a Prefeitura tem encontrado nesses primeiros dias de quarentena é a divergência de informações entre o que vem da Vigilância Sanitária do Estado e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por causa de uma briga entre as vigilâncias sanitárias de vários estados (não só de Santa Catarina) e do Governo Federal, fazendo com que não exista uma linguagem única do ponto de vista sanitário (técnico) para que o Município possa se amparar e fazer suas escolhas. “Nós precisamos (e eu coloco nós, no plural, porque a gente está falando de todo o comitê gestor de crise), escolher exatamente qual a orientação técnica em que vamos respaldar as nossas ações, e estamos tendo que fazer uma escolha, realmente, porque não está havendo uma linguagem única entre Governo Estadual e Governo Federal”, explicou o Prefeito.

Cautela

Questionado sobre a opção pelo fechamento da Cidade neste primeiro momento, Marlon Neuber comentou que o fechamento de Itapoá se deu em duas ações distintas. Primeiro, a quarentena. Uma decisão estadual que o Município é obrigado a cumprir. “É importante deixar claro que o Município pode restringir mais, mas não pode descumprir com o decreto estadual. Então, neste momento [entrevista concedida no dia 27/03/20], a gente ainda tem um decreto estadual que estabelece quarentena no estado de Santa Catarina e que precisa ser cumprido”, pontua. A segunda ação, as barreiras, trata-se de uma decisão municipal, cuja responsabilidade integral é do Município.

O prefeito lembrou que, mesmo do dia 1º de abril em diante, quando o Decreto Estadual passará a ser mais flexível, é importante que a população tenha consciência das medidas e dos cuidados, especialmente quanto aos idosos, porque ainda não teremos atravessado a pandemia da doença no País. “Precisamos deixar claro que uma coisa é a regra de imposição em nosso município, de que estamos cumprindo a lei. A outra coisa é até onde é necessário a gente agir. Ainda é necessário termos cuidado e consciência no retorno da construção civil, no retorno do comércio. É preciso ter cuidado com a nossa população para que essa epidemia não seja algo descontrolado”, pede o Prefeito.

Assistência Social

Marlon Neuber também respondeu a diversas perguntas dos ouvintes da rádio, sobre as mais variadas abordagens em relação ao Covid-19. Em uma das perguntas, o Prefeito de Itapoá explicou um pouco do funcionamento da Assistência Social do Município neste momento. “A Secretaria Municipal de Assistência Social chegou a ter um pico de 280 pedidos num único momento de apoio social para a subsistência. Neste momento (noite de sexta-feira, dia 27 de março), a nossa Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos técnicos (isso não é decisão de prefeito e nem de secretário, mas das assistentes sociais) foram deferidos mais de 140 benefícios eventuais para as nossas famílias que pediram socorro. Chegamos a ter 280, ainda temos 100 pessoas para serem atendidas. As nossas assistentes sociais não estão dando conta de atender todo mundo, porque a demanda está muito grande. Fazem apenas sete dias que a gente entrou na crise, nessa questão de Coronavírus. Então, precisa ser feito um trabalho bem minucioso. Foram deferidos mais de 140, mas foram indeferidos mais de 40. Por quê? Há famílias que não precisam. Estão confundindo dificuldade com necessidade. É um momento que está todo mundo passando. O comércio, o prestado de serviço, o pequeno comerciante. A cidade inteira está paralisada e está todo mundo passando por um momento de dificuldade. Aquele que tem o que comer, mas precisa pagar uma prestação ou um boleto bancário, a folha de pagamento quando é empresário. Ou aquele que não tem o que comer e precisa do alimento. Qual a função da Assistência Social neste momento? Garantir a alimentação. Garantir que neste momento nenhum morador de Itapoá passe fome. Essa é a primeira função da Assistência. Mas não será possível atender a demanda da dificuldade, pelo Município”, explicou o Prefeito, dizendo que isso fica a cargo do Governo Federal, que já se manifestou nesse sentido.

Porto

Outro tema abordado foi a questão portuária, que tem se mostrado uma preocupação de muita gente de Itapoá, já que os navios que aportam em Itapoá trafegam entre diferentes regiões e continentes. Marlon explicou oque toda a parte portuária é fiscalizada diretamente pela Anvisa, inclusive o desembarque ou não de tripulantes – lembrando que navios de passageiros não passam por Itapoá – é tudo controlado pela Anvisa, que está cuidando disso. “O porto foi muito cauteloso e cuidadoso com a sua postura neste momento de coronavírus. Nós entendemos que a área retroportuária precisava permanecer funcionando por um motivo muito simples. É pelos portos do nosso país, inclusive, o nosso de Itapoá, que entram medicamentos, comida, materiais de primeira necessidade, e o País precisa continuar abastecido e quando a gente fala de País, fala inclusive de Itapoá. Nós precisamos do medicamento, dos kits de testes que até então eram importados, de comida e enfim. Manter o sistema portuário de importação e exportação é essencial. Aí, eu preciso chamar a atenção para um detalhe. Um navio que sai da China, pela informação que a gente tem, leva 40 dias para chegar em Itapoá. Ou seja, se ele saiu de lá na época do Coronavírus e até chegar aqui o tripulante está saudável, ele realmente está saudável, porque no tempo da viagem do navio, até ele chegar aqui, já teria manifestado os sintomas da doença há muito tempo. Então, é oportuno a gente dizer que a Anvisa tem todo um cuidado e toda uma fiscalização e a gente cobrou isso deles, mas eu preciso deixar claro que o trabalho do Porto neste ponto foi exemplar. A gente teve apoio e a Anvisa atendeu a demanda do Município para que tomássemos cuidado e não causássemos pânico na população e para que realmente as medidas sanitárias internacionais fossem tomadas com todo o zelo”, garantiu.

Considerações finais

Em suas considerações finais, o prefeito Marlon Neuber agradeceu pelo momento que a Rádio Nativa de Itapoá, através dos comunicadores Marcelo Moraes e Elaine Alves, proporcionaram para que pudessem compartilhar informações, angustias, anseios, expectativas e também o sucesso até aqui, em que Itapoá ainda não registrou nenhum caso confirmado do Covid-19. “Quero registrar a todos vocês que estamos comprometidos com o retorno das atividades, lutando junto ao Governo do Estado. Não haverá uma flexibilização de 100%, teremos regras ainda a serem cumpridas até o dia 1º de abril, mas vamos continuar monitorando e acompanhando para que haja a flexibilização do trabalho. Diferentemente, por exemplo, de municípios como Florianópolis, que vai levar a quarentena por conta própria até 07 de abril, nós estamos esperando reduzir a regra estadual para que a gente possa retomar as atividades o mais rápido possível, entendendo que pai e mãe de família precisam trabalhar para levar o sustento às suas mesas. Coronavírus não é uma receita de bolo que o mundo já tenha atravessado. O mundo inteiro está tendo isso como novidade, tendo que desenvolver as suas próprias estratégias de vencer essa pandemia. Nós aqui de Itapoá não somos diferentes, tem todo um grupo trabalhando. Quero agradecer muito todos vocês. As pessoas que estão se solidarizando, cuidando do seu vizinho idoso, indo no mercado fazer compras, tem muita gente, a gente está identificando muita gente do bem que está cuidando do seu próximo que precisa. Eu quero agradecer por isso. As pessoas que estão fazendo parte das campanhas sociais, muitíssimo obrigado. As pessoas que estão respeitando a regra para não contagiar o seu próximo, mesmo que sua idade não seja a de risco, mas está respeitando o seu semelhante, o meu muito obrigado. É assim com esse espírito de solidariedade em nós emanado que faremos uma cidade melhor para gerações futuras. Obrigado e que Deus abençoe a nossa querida Itapoá.

Confira a entrevista na íntegra:

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook