Tempo permanece seco em todo o estado de Santa Catarina

Fazia tempo que não tínhamos tantos dias seguidos com o sol brilhando e aquele típico e famoso “céu de brigadeiro”, quase sem nuvens. Apesar do isolamento social e das orientações de não permanecer em áreas públicas, esses dias estão alegrando a rotina de muita gente! Mas a alegria vem de um lado e a preocupação de outro: o estado de Santa Catarina passa pela estiagem mais severa dos últimos anos, conforme levantamento da Epagri/Ciram e da Secretaria de Agricultura do Estado.

De acordo com dados técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, de julho de 2019 a abril de 2020, a chuva acumulada em Santa Catarina ficou em torno de 500 mm inferior ao registrado na média da história, tornando essa a pior estiagem desde 2006.

Os efeitos da estiagem ocorreram de forma diferente entre as regiões do estado. Conforme o documento nº 301 da Epagri, que trata dos efeitos socioeconômicos da estiagem e da pandemia do novo coronavírus sobre a produção agropecuária de Santa Catarina, publicado no início de maio, na maioria dos municípios, os efeitos foram baixos ou médios, marcados por perdas ocasionais na produção ou sem efeitos sobre as cadeias produtivas; mas em 90 municípios, que representam 31,1% do total deles, houve perdas de até 50% na produção agrícola, falta de água e até decretos de estado de emergência.

A região oeste do estado é a mais afetada, porém, por aqui (região norte) também apareceram alguns efeitos e precisamos estar em alerta, principalmente com o consumo consciente da água.

De acordo com a Itapoá Saneamento, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, é possível perceber a diminuição do nível do rio Saí Mirim. “Porém, como a vazão do rio é alta, em comparação à demanda de consumo, a estiagem até o momento não tem afetado o abastecimento de água”, afirma a empresa em nota. De todo modo, a Itapoá Saneamento orienta sobre o consumo consciente da água e traz algumas dicas, conforme imagem abaixo.

Na agricultura, também não foram sentidos efeitos severos. Conforme Antônio Carlos Pereira, técnico da Epagri em Itapoá, apesar da estiagem, as culturas de arroz, banana e hortaliças ainda não demonstraram queda significativa na produção. “Temos visto, no entanto, a dificuldade de comercialização dos produtos em virtude do isolamento social por conta da Covid-19. Pedimos aos munícipes que, sendo possível, priorizem os produtos agrícolas e da pesca produzidos aqui em Itapoá”, destaca.

Chuva de moderada a intensa ainda deve demorar a ocorrer

De acordo com divulgação da Epagri / Ciram, não é esperada chuva para os próximos dias em Santa Catarina. E em volume considerável, isso deve demorar ainda mais para acontecer. O tempo seco e ensolarado verificado nesta segunda-feira, dia 25 de maio deve se repetir nesta terça (26/05). Na quarta (27/05), algumas poucas nuvens chegam ao Estado, mas segue sem chuva até a próxima sexta-feira, dia 29 de maio. No final de semana, o sábado (dia 30) começa com sol e temperatura em elevação devido ao deslocamento de uma massa de ar frio para o oceano. No domingo, 31 de maio, uma nova frente fria deve trazer chuva para o estado, mal distribuída e com baixo acumulado, e na sequencia mais uma massa de ar frio deixa o tempo estável e a temperatura mais baixa no início de junho. Próximo ao dia 06 de junho há indicativo de chuva para o estado, mas especialmente no Oeste.

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook