“Clima: o que eu tenho a ver com isso?”, por Augusta Gern

A gente liga a televisão, acessa aplicativos no celular ou aguarda a programação do rádio. Diariamente, recebemos informações sobre o clima e, muitas vezes, moldamos a nossa rotina a partir dele: o passeio do final de semana pode ser adiado se a previsão for chuva, os casacos de inverno são lavados se as temperaturas baixam e a praia enche se o feriado é de sol.

Esses são apenas alguns exemplos da nossa rotina, mas você já parou para pensar que vai muito além disso? São diferentes e muitos aspectos da nossa vida que estão relacionados ao clima, alguns pontuados em matérias nesta edição do jornal.

Porém, além de ele interferir em nossa vida, a gente interfere nele. Já ouviu falar em mudanças climáticas? Efeito estufa? Essa é uma relação que vai e vem e que precisa de atenção!

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), este é um dos maiores desafios do nosso tempo, afinal, os impactos que afetam desde a produção de alimentos até o nível do mar têm desestabilizado sociedades e o meio ambiente de forma global.

Diversos acordos para minimizar os impactos da sociedade sobre o clima já foram firmados e não foram levados tão a sério por muitos países, mas uma pandemia mudou o cenário. Entre todos os problemas causados pelo novo coronavírus e o isolamento social, temos dados positivos. Conforme a Agência Internacional de Energia, a emissão de gases do efeito estufa caiu 8% com as medidas impostas pelo novo coronavírus, atingindo uma marca histórica.

Entretanto, com a retomada das atividades da maneira que eram realizadas até então, as emissões voltam a subir. A pandemia é passageira, mas os efeitos das mudanças climáticas serão sentidos hoje e cada vez mais nos próximos séculos.

Assim, pensando nas diferentes datas que comemoramos nos últimos meses e vamos comemorar nas próximas semanas – como o Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas (16/03), o Dia da Terra (22/04) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) – somado aos dados apresentados durante a pandemia sobre a emissão de gases e outras questões ambientais, a ideia é lembrar que o clima é assunto e que ele interessa todas as pessoas: você, sua família e as futuras gerações.

Apesar de não termos o poder de assinar acordos mundiais ou mudar o modelo de produção de capital mundial, temos o dever de falar, fiscalizar e também agir sobre o clima.

Clima é saúde, é ciência, alimentação, economia, água, floresta, meio ambiente e vida. Mas clima também é produzir menos lixo, preferir caminhadas e bicicleta ao invés do carro, produzir produtos locais, moderar no ar-condicionado, evitar o desperdício de comida, entre outras regrinhas de bem-estar com o meio ambiente que já estamos cansados de ver e ouvir.

Que tal colocarmos em prática e iniciarmos um novo momento para o clima pós-pandemia?

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook