Tempos de coronavírus: uma fotografia de Itapoá

Muita coisa mudou nos últimos meses com a chegada da Covid-19: novos hábitos, novas rotinas e novas formas de nos relacionarmos com o mundo. Mas será que toda essa mudança refletiu nos serviços básicos que consumimos? Como Itapoá está se comportando quanto a isso? Como nós estamos vivendo neste período?

Para termos uma fotografia deste momento, analisamos diferentes serviços que fazem parte do nosso dia a dia. Confira:

O LIXO DAS NOSSAS CASAS

Várias foram as expectativas do aumento de resíduos nesse período. Conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, em março deste ano de 2020, a estimativa era que, por conta das medidas de isolamento, houvesse um aumento relevante na quantidade gerada de resíduos domiciliares, de 15 a 25%.

Em Itapoá, porém, não houve um aumento significativo. Conforme dados da Serrana Engenharia, empresa responsável pelos Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Itapoá – Surbi, a média de resíduos produzidos nos meses de março, abril e maio deste ano foi de cerca de 620 toneladas por mês, um aumento de menos de 2% do que foi produzido no mesmo período no ano passado (2019).

Analisando no gráfico, também percebemos que não houve aumento no comparativo dos meses deste ano, mas sim uma diminuição: em janeiro e fevereiro, os números são maiores por conta da temporada de verão, mas de março a maio, o descarte de resíduos reduziu. Para a análise, é necessário levar em conta que os números também abrangem restaurantes e comércios que, por ficarem um tempo fechados, também tiveram diminuição no descarte.

Gráfico: Augusta Gern / Itapoá Notícias.

Ainda sobre o descarte de resíduos em tempos de coronavírus, a ABRELPE traz recomendações importantes:

Se você teve confirmação positiva para Covid-19:
Não separe o lixo doméstico;
Todos os resíduos gerados na residência devem ser descartados em um mesmo recipiente (lixo comum);
Use dois sacos plásticos resistentes (um dentro do outro) para descartar seus resíduos e certifique de que ambos estão devidamente fechados (nós ou lacres);
Apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sua localidade;
Animais de estimação não devem ter contatos com os materiais descartados.

Se você não teve confirmação positiva para Covid-19:
Continue fazendo a coleta seletiva como você faz até agora;
Se você usou máscaras e luvas, descarte-as no lixo comum;
Acondicione seus resíduos de forma adequada para que os trabalhadores da limpeza urbana não tenham contato com nenhum material descartado;
Apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sua localidade.

 

ENERGIA ELÉTRICA

Sobre o consumo de energia elétrica, os dados não são apenas de Itapoá, mas de todo o estado. Conforme a Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, a pandemia trouxe duas consequências imediatas ao setor elétrico: mudanças no consumo e o potencial aumento da inadimplência.

Quanto ao consumo, no mês de abril, foi registrada uma queda de 22% na energia da classe industrial, uma queda de 15% pela classe comercial e, pela classe residencial, um aumento de 14% do consumo, considerando o mesmo mês em 2019. Quanto à inadimplência, houve um aumento de 12% nas contas de luz de Santa Catarina.

Gráfico: Augusta Gern / Itapoá Notícias.

ÁGUA

Quanto ao consumo de água, a Itapoá Saneamento, empresa responsável pelo abastecimento no Município, afirma que houve aumento no consumo e, paralelamente a isso, aumento de 13% de inadimplência. “Ou seja, as pessoas estão consumindo mais e deixando de pagar a conta de água, o que pode, a médio prazo, prejudicar a boa operação do sistema de abastecimento de água”, destaca a empresa em nota.

A VIDA CONTINUA

Mesmo com todas as dificuldades e adaptações, a vida continua. Os dados do Cartório de Registro Civil de Itapoá confirmam isso. Conforme os registros, de 1º de março a 9 de junho de 2020 (quando fechamos os dados desta matéria), foram registrados 60 nascimentos e 24 óbitos em Itapoá, ou seja, o crescimento da Cidade não para.

No mesmo período, foram realizados 21 casamentos. De acordo com o Cartório, não houve cancelamentos por conta da pandemia, apenas alteração das datas devido à suspensão das atividades. Os casamentos foram realizados seguindo as exigências sanitárias: uso de máscara, sem a presença de convidados e com distanciamento físico. Também foi dado, aos casais, a opção de realizar a celebração por chamadas de vídeo.

Gráfico: Augusta Gern / Itapoá Notícias.
Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook