Porto Itapoá investe na infraestrutura de Saúde da região para o combate à pandemia

Em âmbito regional, o Terminal apoiou a reforma de uma das alas do Hospital São José, em Joinville. Para o município de Itapoá, a empresa já encomendou dois respiradores a serem instalados no Pronto Atendimento 24 Horas até o mês de outubro. A ampliação dessa unidade de saúde também está em fase de projeto, para ser implantado ainda neste ano de 2020

Desde o início da pandemia, o Porto Itapoá buscou entender como o município de Itapoá – e a região como um todo – enfrentaria a pandemia em seu ápice e qual seria a condição de infraestrutura oferecida à população. Pelo tamanho do município e pelos próprios protocolos definidos pelas autoridades da área da saúde, observou-se que os hospitais regionais de Joinville concentrariam o maior número de atendimentos no Estado, incluindo praticamente a totalidade dos pacientes com origem de Itapoá. Nesse sentido, houve um planejamento orientado para propiciar, com segurança e infraestrutura adequada, o primeiro atendimento em Itapoá e, em paralelo, a ampliação da capacidade de atendimento nas unidades hospitalares de Joinville.

A partir desse cenário, o Porto Itapoá se associou à iniciativa de empresários de Joinville, organizados na ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), para apoiar financeiramente a ampliação de uma das alas do Hospital Municipal São José – que recebeu o nome de Ala Porto Itapoá. A instituição é referência em atendimento hospitalar pelo SUS na região que tem uma população estimada em 800 mil pessoas. Esse apoio ampliará a capacidade de atendimento do hospital para o ainda crescente número de casos de Covid-19, visando não comprometer o atendimento das demais enfermidades que necessitam de atendimento no local.

Em Itapoá, especificamente, o Terminal está trabalhando no projeto para adequação e ampliação da infraestrutura pré-hospitalar. O investimento, inicialmente estava direcionado em obras de adequação da área de transferência de pacientes (heliponto) de média e alta complexidade que necessitam de locomoção para unidades hospitalares de maior capacidade de atendimento médico. Contudo, o objeto do projeto precisou ser alterado e o investimento deverá ser revertido para ampliação da estrutura interna da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como as salas de sorologia e ambulatório.

Outra ação, iniciada em maio, foi a compra de dois respiradores artificiais que serão direcionados à UPA de Itapoá. A iniciativa foi realizada em parceria com a ACIJ e a FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). A previsão é que esses equipamentos cheguem ao município em outubro. “Consideramos de máxima relevância fazer parte desse esforço para que Itapoá supere essa pandemia com as vidas preservadas”, diz o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner.

Somadas as três iniciativas: adequação do primeiro atendimento em Itapoá, ampliação da capacidade de atendimento do Hospital São José e a compra de respiradores para o município de Itapoá, a diretoria do Porto Itapoá entende que pode atenuar as dificuldades logísticas e de oferta de capacidade neste momento de pandemia, de maneira especial aos cidadãos itapoaenses.

Ao todo, os investimentos chegam à marca de R$ 1,5 milhão. Confira o vídeo:

Nesses investimentos, estão incluídas também as doações para a área da Saúde de Itapoá. O Terminal já havia doado máscaras e EPIs para a população e para os profissionais de saúde do município, feito distribuição de álcool em gel e adquirido mais uma ambulância para atendimento de funcionários, terceiros e motoristas que acessam o Porto. Em junho, adquiriu kits para testagem rápida para Covid-19, que foram aplicados em pessoas que fazem parte de públicos prioritários do município, de forma gratuita. O objetivo dos testes doados pelo Porto Itapoá é proteger os idosos que fazem parte do grupo de risco e também os profissionais que trabalham na Saúde, Segurança e Salvamento.

Campanha de incentivo econômico ao comércio local

Como parte das comemorações pelo seu aniversário de 9 anos, o Porto Itapoá realizou uma campanha para presentear seus colaboradores e, ao mesmo tempo, valorizar o comércio local. O objetivo é promover um incentivo econômico aos empreendedores de varejo e de serviços de Itapoá nesse momento de pandemia.

Cada colaborador que reside em Itapoá recebeu um voucher alusivo ao aniversário do Terminal para compra online pelo aplicativo de delivery TôPedindo. O valor só poderá ser utilizado nos estabelecimentos de Itapoá que estiverem devidamente cadastrados. Na parceria do Porto Itapoá com o app, uma startup de Criciúma, o acordo possibilitou um período inicial sem cobrança de taxas para os comércios participantes.

A iniciativa de trazer o aplicativo para Itapoá foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município e contou com o apoio e divulgação da ACINI (Associação Empresarial de Itapoá) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Os comerciantes e prestadores de serviço de Itapoá já aderiram, em grande número, a oportunidade de movimentar o seu comércio. Já são mais de 75 estabelecimentos cadastrados no aplicativo, entre eles mercados, bares, restaurantes, lojas de conveniência, padarias, docerias, lojas de roupas, acessórios, cosméticos, brinquedos e presentes, artesanatos, floriculturas, farmácias, salões de beleza e serviços em geral.

Esse incentivo do Porto Itapoá está promovendo um importante movimento ao comércio local nesses meses de isolamento social provocado pela pandemia. Mas com a conveniência da compra online e entrega por delivery, a geração de negócios impulsionada por essa iniciativa deverá se estender de forma exponencial.

 

Na foto divulgada pela Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá: o presidente da Acij (Associação Empresarial de Joinville),  Marco Antonio Corsini, o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, o secretário Municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, e Thiago Borba, CEO da Construtora Hora Certa, responsável pelas obras de ampliação do São José.

Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook