Itapoá elege o vereador mais idoso de Santa Catarina nestas Eleições 2020

No último dia 15 novembro, um total de 4.036.244 eleitores catarinenses foram às urnas para eleger os mais de 3 mil eleitos (entre prefeitos e vereadores) distribuídos pelas 295 cidades do Estado. Apenas Joinville e Blumenau ainda não definiram prefeito eleito, já que as disputas para esse cargo na maior e na terceira maior cidade de Santa Catarina, respectivamente, foram para o segundo turno, com a definição ocorrendo no próximo dia 29 de novembro.

Entre os extremos em relação às idades dos eleitos, destaque para o mais jovem vereador, Adrian Sganzerla (PP) na cidade de Irani, Meio Oeste Catarinense, nascido em abril de 2002.

Já o vereador mais velho eleito pelos catarinenses este ano é de Itapoá. Paulo Neres (MDB) conquistou sua primeira eleição a um cargo público aos 86 anos de idade. Nascido em 1934, tem conhecida participação na história política da cidade, mas não tinha ocupado o cargo político para o qual já concorreu em 2004 e 2008, ficando como suplente nas duas ocasiões.

Dois são os prefeitos mais jovens eleitos: em Ipira, Meio Oeste, Marcelo Baldissera (PL) foi eleito para o seu primeiro mandato e em Nova Trento, Grande Florianópolis, Tiago Dalsasso (MDB). Os dois nasceram em 1993 e têm 27 anos.

O prefeito eleito mais velho em Santa Catarina nestas Eleições 2020 foi Gervásio Maciel (PP). Ele assumirá o Poder Executivo de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí aos 78 anos de idade.

No Brasil, o prefeito mais velho recém-eleito é o de Muriaé (MG), José Braz (PP), com 95 anos. Já os prefeitos mais novos eleitos no País são três, com a idade mínima para o cargo que é o de 21 anos de idade: Fernando Cavalcante (MDB) de Matriz de Camaragibe (AL), Paulo Henrique (PP) em Pedra Preta (RN) e Ricardo Maia (PSD) de Tucano (BA).

FOTO: Facebook / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook