Prefeitura explica a lógica do cálculo dos casos ativos e curados do boletim epidemiológico

Nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, a Prefeitura de Itapoá divulgou uma nota sobre a lógica no cálculo dos casos ativos e curados no boletim epidemiológico do Município. Confira:

“Você já notou que de um dia para o outro o número casos ativos sofre mudanças bruscas em nosso boletim epidemiológico?

Não é mágica, é protocolo. Segundo os protocolos dos órgãos estaduais e nacionais de vigilância em saúde, o paciente sai da fase ativa da doença no 11º dia de sintomas, e então passa a ser considerado curado.

Já o protocolo do teste rápido, que é utilizado no município, determina que ele deve ser aplicado a partir do 10º dia de sintomas. Por isso, o paciente diagnosticado com coronavírus pelo teste rápido pode estar curado (se o teste for realizado no 11º dia de sintomas) ou passar a ser um paciente curado logo no dia seguinte do teste (quando o teste for realizado no 10º dia de sintomas).

Há também o “swab” nasal, o teste do cotonete. Esse teste deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de sintomas, e leva um pouco mais de tempo para ser analisado, pois as amostras são avaliadas no LACEN, em Florianópolis. Por conta da alta demanda de testes no LACEN, pode acontecer de o resultado positivo chegar ao município quando o paciente já estiver fora da fase ativa da doença (a partir do 11º dia de sintomas), e então o número de casos positivos sobe sem que os casos ativos subam também.

Mas o que determina que tipo de teste vai ser aplicado em cada paciente?

Isso vai depender muito de quando o paciente sintomático procurar o Centro de Atendimento Covid-19. Por isso, a Secretaria de Saúde pede que, ao surgimento dos primeiros sintomas, a população procure o Centro de Atendimento para que realize o teste o mais rápido possível.

 E é importante lembrar: independente do momento em que o teste será realizado, todo paciente sintomático deve permanecer em isolamento domiciliar até que tenha em mãos o diagnóstico.”

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook