Velocidade média da banda larga em Itapoá cresce, mas está abaixo da média nacional

Um levantamento observou a evolução das principais tecnologias para disponibilização de internet, tanto banda larga (fibra, rádio e cabos metálicos) quanto móvel (4G e 3G) neste último ano em Itapoá. A subsidiária da Selectra, o portal Podecomparar, coletou os resultados disponíveis no Painel de Dados da Anatel e viu que, até outubro do ano passado (2019), o total de acessos para a internet fixa era de 26,9 mil. Em 2020, no mesmo mês, esse valor caiu para 21,5 mil acessos, traduzindo numa queda anual de 25,12%. Dentre os serviços de telecomunicações, a internet banda larga foi o que apresentou a maior queda em Itapoá, seguida pela telefonia fixa, que totalizou uma queda anual de 37% entre 2019 e 2020.

Um dado interessante é o fato de que essa queda de novos assinantes veio acompanhada pela substituição da fibra óptica pelos cabos metálicos. No Município, em 2019, a fibra era disponibilizada para cerca de 30,6% do total de acessos na internet fixa, e os cabos metálicos representavam 38,2% do total de acessos. Em 2020, a fibra obteve uma queda 16,35% de uso no cômputo global de todos os acessos. Já a tecnologia de cabos metálicos mostrou um aumento porcentual de 15,49%, representando 45,2% dos acessos totais em Itapoá na disponibilização da banda larga. Já na telefonia móvel, o 4G foi a única tecnologia em apresentar crescimento, totalizando 10,10% de aumento no total de acessos móveis (13.800 acessos totais até outubro).

Mas, será que essa queda no uso da fibra afetou a velocidade média de conexão dos internautas itapoaenses?

Para entender os resultados, é preciso ressalvar que, no levantamento, a velocidade média contratada por cada usuário foi dividida em dois segmentos:

– Acessos “Internet”: Por exemplo, banda larga residencial e contratos de conexão à rede mundial de computadores;

– Acessos “Não Internet”: Comunicação entre dois endereços fixos ou conexão entre filiais de uma organização.

Sendo assim, foi visto que para o primeiro segmento, até setembro de 2019, a velocidade média contratada para cada cidadão era de 6,87 Mbps. Já para o segmento de Acessos Não Internet, o valor da rapidez de conexão era 9,13 Mpbs. Em setembro de 2020, a velocidade média para os acessos classificados como “Internet” aumentou para 6,96 Mpbs, e as conexões classificadas como “Não internet” também obtiveram um aumento na velocidade média, passando para 10,49 Mpbs.

A análise dos dados conclui que a velocidade média de conexão em Itapoá está bem abaixo da média nacional: 76,59 Mbps (acessos Internet) e 133,73 Mbps (acessos Não Internet), mesmo neste ano de 2020, em que o fator pandemia fez com que os serviços de telecomunicações, principalmente a banda larga, se tornassem ainda mais essenciais para os usuários.

 

Da Selectra Brasil, com adaptação da Tribuna de Itapoá. FOTO: Selectra Brasil / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook