Polícia investiga tentativa venda ilegal de terrenos em Itapoá

Golpistas usaram a internet para divulgar e vender lotes que são do Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná

A velha máxima popular de que “Quando a esmola é demais, o santo desconfia” livrou uma compradora de perder uma boa quantia em dinheiro esta semana (terceira do mês de dezembro de 2020). O golpe é antigo e vem sendo aplicado na região de Itapoá: os golpistas escolhem terrenos aparentemente inabitados e anunciam por um preço abaixo do praticado no mercado.

A proposta atrai normalmente pessoas de fora da cidade, turistas que querem investir na região, mas que não estão habituados com o mercado local. O que os falsos vendedores não esperavam é que uma dessas possíveis clientes fosse até o Cartório de Registro de Imóveis para verificar se havia pendências legais. Para surpresa da potencial compradora, os lotes anunciados estavam em nome da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) e não do falso vendedor.

A direção estadual do Sindicato já identificou os golpistas e registrou um boletim de ocorrência. “Os estelionatários apresentavam um documento de Cessão de Vendas Usucapião. Somos criteriosamente cuidadosos com nosso patrimônio e já tomamos as devidas providências para a nossa categoria e também para alertar que as pessoas não caiam neste golpe”, explica a diretora de Administração e Patrimônio da APP-Sindicato, professora Maria Madalena Ames.

A prática de venda por meio de cessão de direitos de posse é comum e legal quando o imóvel ou terreno não possui escritura. Assim, o morador se declara proprietário do lugar onde permaneceu por alguns anos. É o chamado Usucapião. O que não é o caso dos terrenos do Sindicato. “Temos nossa escritura e documentação dos tributos todas absolutamente em dia. O que estava sendo oferecido é absolutamente ilegal”, denuncia a dirigente sindical.

A APP-Sindicato informa que prosseguirá com toda a tramitação legal que assegure a penalização dos golpistas conforme previsto pela lei e alerta a população para que sempre faça a verificação antes de comprar um terreno. De posse do número de lote e quadra, bem como do nome do bairro ou balneário, qualquer cidadão pode, em um Cartório de Registro de Imóveis, solicitar uma Matrícula Atualizada – documento que mostra o nome do proprietário e se a situação tributária do terreno/imóvel está em dia.

A Polícia Civil de Itapoá informa que qualquer tentativa de golpe deve ser denunciada na Delegacia, que em Itapoá fica à Rua do Peixe, 451 (telefone 47-3443-3020) ou pela internet por meio de um boletim de ocorrência online.

Da Assessoria de Imprensa da APP-Sindicato, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: APP-Sindicato / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook