Ambulância atolada não impede salvamento realizado pelo SAMU no balneário Palmeiras

Por volta das 08h30 desta terça-feira, dia 12 de janeiro, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma emergência na qual segundo os relatos do solicitante, uma mulher estava inconsciente.

De imediato, uma ambulância do SAMU foi encaminhada para o endereço informado, mas o GPS indicou a localização de forma errada, sendo que quando foram fazer a volta com o veículo, ele atolou entre o final da via e a entrada de um terreno baldio.

Motorista e técnico de enfermagem que estavam na ambulância tentaram desatolá-la, empurrando-a, mas sem sucesso.

Tendo a vista a situação de emergência que precisava ser atendida, a ideia foi o motorista seguir trabalhando para desatolar o veículo, enquanto o técnico de enfermagem pegou o que ia precisar e correu em direção a casa da vítima.

Já na casa da paciente, foi constatado que ela realmente estava inconsciente, deitada em um colchão, e com sinais vitais bastante instáveis (pressão baixa, respiração péssima, entre outros problemas). Ela não respondia nem mesmo a estímulos dolorosos. A constatação era de que naquela situação, ela sobreviveria muito pouco tempo, porém não havia muita informação sobre as causas, mas a desconfiança é intoxicação medicamentosa. Sabia-se que ela estava desacordada há muitas horas e que não é de Itapoá, mas também não havia informações conclusivas sobre sua cidade de origem.

Sendo incerto o tempo que poderia levar para o veículo do SAMU ser desatolado, o técnico de enfermagem ligou para os bombeiros, que prontamente responderam com o envio de uma ambulância ao local. Após serem realizados os primeiros procedimentos, tentando estabilizar os sinais vitais da vítima, ela foi colocada na ambulância do Corpo de Bombeiros, na qual, ainda acompanhada pelo técnico de enfermagem do SAMU, foi encaminhada ao PA 24 Horas de Itapoá.

Até o início da tarde, quando apuramos as informações desta matéria, a vítima se encontrava entubada, sedada e respirando com o auxílio de um respirador. O estado era gravíssimo e a equipe médica aguardava a USA (Unidade de Suporte Avançado) de Jaraguá do Sul, pela qual seria encaminhada a um hospital em Joinville.

Ressalta-se, nesta matéria, a importância da parceria do SAMU com os bombeiros, além do rápido agir desses profissionais cuja missão é salvar vidas alheias.

FOTO: SAMU Itapoá / Arquivo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook