“Você sente ou já sentiu dores no pescoço?”, por Daiane Dedecek

Uma cervicalgia é uma dor localizada nas vértebras cervicais (pescoço). Ela pode ser crônica (quando dura várias semanas) ou aguda (quando só dura alguns dias). A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo.

A coluna cervical é composta de sete vértebras, ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. É a porção da coluna vertebral mais frágil.

As dores na região cervical ocorrem em 55% das pessoas em alguma fase da vida e é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens.

Sintomas da cervicalgia

– Dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços;

– Rigidez na nuca;

– Desconforto nos movimentos da cabeça;

– Dores de cabeça;

– Tonturas;

– Formigamento no pescoço.

Quando a dor se situa de um só lado e se espalha para o ombro ou braço, ela é chamada de nevralgia cervicobraquial. Assim como uma ciática na perna, é causada pelo pinçamento ou por algum dano no nervo que irriga o braço.

Causas da cervicalgia

Lesões musculares ou articulares são a causa mais comum de uma cervicalgia aguda. Algumas situações ocupacionais como posturas inadequadas mantidas durante períodos prolongados, em ambientes insatisfatórios do ponto de vista ergonômico e psicológico ou por um movimento brusco podem gerar dores na região cervical.

Uma cervicalgia também pode aparecer após um traumatismo cervical como um “golpe de coelho”, um choque violento na nuca. Isso pode acontecer em um acidente de carro ou em um mergulho mal feito. Em casos raros, ela pode ser ligada a uma doença infecciosa, reumática ou tumoral.

A cervicalgia crônica geralmente é causada por uma artrose das vértebras cervicais. Uma hérnia cervical também pode ser a origem desse tipo de cervicalgia.

 

Tratamento de uma cervicalgia

Para auxiliar no tratamento e prevenção, recomenda-se o uso de travesseiros com altura adequada para acomodar a curvatura cervical acompanhado de um colchão ergonomicamente correto que alinhe sua coluna desde a coluna cervical até a sacral, evitar posturas inadequadas, como segurar o telefone entre o ombro e a cabeça, evitar o uso do celular com o pescoço inclinado para frente, realizar exercícios físicos regularmente com acompanhamento de um profissional especializado.

É aconselhável aplicar calor na área dolorosa. O uso de um colar cervical também pode ser proposto, principalmente em casos de torcicolo. Ele só deve, contudo, ser usado por alguns dias, pois o movimento do pescoço favorece a cura (sempre sob orientação médica).

Sessões de reabilitação e de musculação da nuca com um fisioterapeuta são recomendadas para reforçar as vértebras cervicais e reduzir os riscos de recorrência.

Ficou com alguma dúvida, quer saber mais ou sugerir algum tema para a coluna?

Entre em contato pelo (47) 99113-8134

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek é natural de Lajeado (RS). Ela é consultora especializada em qualidade do sono e proprietária da Day Dreams Colchões e Acessórios, empresa que transferiu suas atividades para Itapoá em agosto de 2020 e, desde então, realiza atendimentos “home care” (domiciliar) na cidade. Perguntas sobre o tema por parte dos leitores são muito bem-vindas. Encaminhe as suas para o WhatsApp da Day Dreams Colchões e Acessórios: (47) 99113-8134.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook