“Pró-Babitonga” realiza análises para projeto de reconstrução ambiental do Canal do Linguado

Mesmo com a retomada das reuniões do GPB (Grupo Pró-Babitonga) prevista só para o próximo mês de fevereiro, as atividades previstas no Plano Ecossistêmico do Grupo continuam a todo vapor.

Durante esta segunda quinzena de janeiro (2021), foram realizadas as coletas para análise dos sedimentos do Canal do Linguado para o Projeto Reconstrução Ambiental. Elas foram acompanhadas pelos professores da Univille (Universidade da Região de Joinville) Dr. Celso Voos Vieira e Dr. Claudio Turek.

Também neste mês de janeiro foram enviadas solicitações de orçamentos para diversas empresas de um Termo de Referência de Modelagem Hidrodinâmica na região do Canal do Linguado e áreas adjacentes.

Todas essas ações foram realizadas pela CTCL (Câmara Técnica Canal do Linguado), que é composta por voluntários e pretende dimensionar os reais impactos da manutenção do canal fechado ou de uma possível reabertura. Dessa forma, o compromisso da CTCL é a produção de subsídios técnicos concretos para orientar as tomadas de decisões e ações necessárias, como a busca por recursos humanos e financeiros, implantação de obras de engenharia, ações de monitoramento e mitigação dos impactos causados a curto, médio e longo prazo, dependendo do cenário adotado.

O projeto Reconstrução Ambiental foi apresentado pelo professor Dr. Claudio Tureck, coordenador da CTCL, ao GPB, em reunião realizada em julho do ano passado (2020), qual está disponível no vídeo abaixo:

No final do mesmo ano de 2020, a CTCL divulgou o vídeo abaixo, com informações das suas principais ações:

A próxima reunião do GPB está agendada para a próxima terça-feira, dia 02 de fevereiro, das 09h30 às 12h. Ela será realizada através da plataforma Microsoft Teams e caso qualquer pessoa tenha interesse em participar, poderá fazê-lo cadastrando o seu email no endereço disponível clicando aqui.

“Acompanhe as reuniões do GPB e suas ações, e contribua com a gestão participativa do Ecossistema Babitonga”, convida o Grupo Pró-Babitonga em nota.

 

Da Assessoria de Comunicação do GPB, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook