
“Pró-Babitonga” realiza análises para projeto de reconstrução ambiental do Canal do Linguado

Mesmo com a retomada das reuniões do GPB (Grupo Pró-Babitonga) prevista só para o próximo mês de fevereiro, as atividades previstas no Plano Ecossistêmico do Grupo continuam a todo vapor.
Durante esta segunda quinzena de janeiro (2021), foram realizadas as coletas para análise dos sedimentos do Canal do Linguado para o Projeto Reconstrução Ambiental. Elas foram acompanhadas pelos professores da Univille (Universidade da Região de Joinville) Dr. Celso Voos Vieira e Dr. Claudio Turek.
Também neste mês de janeiro foram enviadas solicitações de orçamentos para diversas empresas de um Termo de Referência de Modelagem Hidrodinâmica na região do Canal do Linguado e áreas adjacentes.
Todas essas ações foram realizadas pela CTCL (Câmara Técnica Canal do Linguado), que é composta por voluntários e pretende dimensionar os reais impactos da manutenção do canal fechado ou de uma possível reabertura. Dessa forma, o compromisso da CTCL é a produção de subsídios técnicos concretos para orientar as tomadas de decisões e ações necessárias, como a busca por recursos humanos e financeiros, implantação de obras de engenharia, ações de monitoramento e mitigação dos impactos causados a curto, médio e longo prazo, dependendo do cenário adotado.
O projeto Reconstrução Ambiental foi apresentado pelo professor Dr. Claudio Tureck, coordenador da CTCL, ao GPB, em reunião realizada em julho do ano passado (2020), qual está disponível no vídeo abaixo:
No final do mesmo ano de 2020, a CTCL divulgou o vídeo abaixo, com informações das suas principais ações:
A próxima reunião do GPB está agendada para a próxima terça-feira, dia 02 de fevereiro, das 09h30 às 12h. Ela será realizada através da plataforma Microsoft Teams e caso qualquer pessoa tenha interesse em participar, poderá fazê-lo cadastrando o seu email no endereço disponível clicando aqui.
“Acompanhe as reuniões do GPB e suas ações, e contribua com a gestão participativa do Ecossistema Babitonga”, convida o Grupo Pró-Babitonga em nota.
Da Assessoria de Comunicação do GPB, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Prefeitura realiza audiência pública sobre Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre
Obra de ligação entre Itapoá e Vila da Glória segue parada e depende de estudo ambiental
Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência
Relacionado

Entidades interessadas podem se cadastrar para o Grupo Pró-Babitonga
Desde o último dia 16 de março e até o próximo dia 17 de abril, as instituições dos segmentos socioambiental, socioeconômico e público das cidades do entorno da Baía da Babitonga, podem se candidatar para o primeiro mandato do GPB (Grupo Pró-Babitonga), que terá duração de um ano. A intenção…
Em "Meio Ambiente"

Criação de um Sistema de Unidades de Conservação é proposta em Itapoá
As instituições ambientais ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental), Fundação Pró-Itapoá (Fundação para o Desenvolvimento de Itapoá) e Vida Preservada apresentaram no último mês de julho a proposta da criação de um Sistema Municipal de Unidades de Conservação ao Comitê Gestor do Plano Diretor de Itapoá. O objetivo é…
Em "Meio Ambiente"

Obras dos molhes do rio Saí Mirim avançam em Itapoá com conclusão prevista para setembro
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em ritmo acelerado. Segundo informações do colunista Jefferson Saavedra, do NSC Total, a Prefeitura local estima que os trabalhos sejam concluídos até setembro deste ano de 2025. O molhe norte já está finalizado, enquanto o molhe…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário