“Reflexologia Podal”, por Daiane Dedecek

Reflexologia Podal é um tratamento complementar à medicina, uma técnica milenar chinesa que ajuda a tratar dores de ordem física e emocional somente com massagem e toques estratégicos em regiões específicas dos pés.

Segundo o reflexoterapeuta Osni Lourenço, do Instituto IOR, em nossos pés, há cerca de 72 mil terminações nervosas e mais de 160 pontos que mostram o que está acontecendo com o corpo humano.

Os pontos estimulados correspondem às partes do corpo. Quanto maior a dor, maior a instabilidade.  À medida que os pontos são estimulados, eles ajudam o corpo a restabelecer a comunicação nervosa. O sangue leva, para todos os nossos órgãos, uma quantidade essencial de nutrientes, para que eles se mantenham saudáveis. Ao estimularmos a circulação sanguínea, favorecemos que esses órgãos recebam uma grande quantidade de nutrientes.

Além disso, nosso sistema de vasos linfáticos também passa a ser estimulado, aumentando a imunidade do corpo contra infecções. Mas além desses pontos essenciais, a técnica trabalha também, no relaxamento dos músculos, tendões e articulações.

Alguns tipos de reflexologia podal, como a reflexologia chinesa, tailandesa, francesa e a zonoterapia (que atua sobre as zonas dos pés) utilizam também óleos essenciais.

Integrada à medicina tradicional, a técnica pode diminuir dores corporais, eliminar inflamações, controlar problemas gastrointestinais, melhorar a circulação sanguínea, auxiliar na eliminação de toxinas, varizes, cansaço, aliviar dores nas pernas e músculos, auxiliar na diminuição do estresse, ansiedade e até da depressão.

De forma simples, natural e não-invasiva, a reflexologia visa estimular forças de cura do corpo, proporcionando bem-estar emocional e físico.

A reflexologia equilibra os sistemas corporais para que eles possam exercer essa função, estimula uma área pouco ativa e relaxa uma área hiperativa, sendo assim inofensiva para áreas do corpo que estão funcionando corretamente.

A Reflexologia Podal é aplicada em adultos, porém, também é muito benéfica em bebês e crianças.

Caminhar com os pés descalços em pedregulhos ajuda a ativar os pontos, mas caso você não queira pisar em pedras, poderá encontrar uma solução simples e econômica em calçados que tenham pontos de acupuntura e reflexologia ou junto a um profissional da área (um reflexoterapeuta).

Atenção, é importante que a reflexologia não substitua nenhum tratamento e sim auxilie no cuidado.

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek é natural de Lajeado (RS). Ela é consultora especializada em qualidade do sono e proprietária da Day Dreams Colchões e Acessórios, empresa que transferiu suas atividades para Itapoá em agosto de 2020 e, desde então, realiza atendimentos “home care” (domiciliar) na cidade. Perguntas sobre o tema por parte dos leitores são muito bem-vindas. Encaminhe as suas para o WhatsApp da Day Dreams Colchões e Acessórios: (47) 99113-8134.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook