A esperança resumida em uma palavra: vacina

Não há dúvidas: a esperança mundial na luta contra a covid-19 neste momento é a vacinação de toda a população. No Brasil, não é diferente. A expectativa é que com a maioria da população vacinada e após o devido período de imunização, a doença finalmente seja controlada.

Informações apuradas nesta sexta-feira, dia 21 de maio, quando fechamos esta matéria, davam conta de que o Brasil havia aplicado até então, a primeira dose da vacina (cuja imunização depende de uma segunda dose) em 41,6 milhões de pessoas (19,6% da população). Já a segunda dose foi aplicada em pouco mais de 20,4 milhões (9,6% da população), sendo o total de doses aplicadas até o dia 21 de maio, mais de 62 milhões.

Em Santa Catarina, os números nesta mesma sexta (21), apontavam para a aplicação de 1,5 milhão de vacinas em primeira dose e aproximadamente 710 mil em segunda, totalizando quase 2,2 milhões de doses aplicadas.

Os dados de Garuva divulgados no último dia 12 de maio davam conta da aplicação de 2.085 vacinas em primeira dose e 1.011 na segunda, totalizando 3.096 doses aplicadas até aquele momento.

Já em Itapoá, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, dia 21 de maio, já haviam sido vacinadas mais de 6,4 mil pessoas em primeira dose e mais de 2,3 mil em segunda, totalizando mais de 8,7 mil doses aplicadas.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Itapoá obtidas pelo jornal impresso Itapoá Notícias no início deste mês de maio, a vacinação da população itapoense tem ocorrido de maneira satisfatória e dentro do tempo esperado pelo estado. As pessoas também têm colaborado com o processo de vacinação.

É importante salientar que os agendamentos para a vacinação em Itapoá ocorrem através de mensagens e contatos telefônicos. A orientação é que as pessoas busquem suas unidades de saúde caso não tenham sido vacinadas no momento oportuno à sua faixa etária ou grupo prioritário. Caso não possua cadastro na ESF (Estratégia de Saúde da Família) ou está residindo há pouco tempo em Itapoá, a indicação é para que a pessoa ou um familiar procure a unidade básica de saúde para fazer o seu pré-cadastro e de sua família.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook